O ‘hype’ balançou, mas continua vivo. Autointitulado o ‘Novo Conor McGregor’, o meio-médio (até 77kg) Ian Garry viu de perto a derrota por nocaute no primeiro round, mas sobreviveu e, mais do que isso, “atropelou” Song Kenan no restante da luta até conquistar a vitória por nocaute técnico no terceiro assalto da quinta luta do UFC 285, neste sábado (5), em Las Vegas.
Com o resultado, Ian Garry, de 25 anos, segue invicto no MMA, com 11 vitórias em 11 lutas, sendo as últimas quatro no octógono do UFC.
Do outro lado, Song Kenan amargou a segunda derrota consecutiva e tem agora quatro vitórias e três reveses na organização.
Ian Garry começou a luta espetando um jab de longe em Song Kenan, que respondeu com chutes baixos. Na sequência, foi a vez de Garry chutar a base do chinês. O irlandês trabalhou com jab e direto e terminou com mais um chute baixo. Com maior envergadura, Garry trabalhava com os golpes longes. O irlandês tentou uma joelhada voadora, mas ficou no vazio. Garry encurtou a distância e soltou um jab em Song, mas o chinês respondeu com um cruzado certeiro e levou o irlandês a knockdown. Song foi com tudo para cima em busca de liquidar a fatura, mas Garry se recuperou antes do final do assalto.
Aparentando estar recuperado do susto, Ian Garry começou o segundo round chutando alto na guarda de Song Kenan. A luta foi brevemente interrompida após o dedo do irlandês atingir acidentalmente o olho do chinês. Song soltou um direto perigoso. Ian Garry atacou com dois chutes oblíquios no joelho e completou com um chute alto que explodiu na guarda do adversário. O irlandês acelerou, soltou uma joelhada voadora e encurralou Song contra a grade com uma boa combinação. De volta ao centro do octógono, Garry fintou a joelhada e conectou um direto limpo, mas Song absorveu bem. O irlandês continuou explorando os jabs e chutes oblíquos.
Ian Garry começou o terceiro round no mesmo ritmo que acabou o segundo, pressionando Song Kenan com jabs e chutes. Sem resposta para o controle de distância do irlandês, o chinês já apresentava o rosto bastante machucado e a perna esquerda inchada. Ian Garry encurtou a distância com mais uma joelhada voadora e soltou uma boa cotovelada em Song. O irlandês aumentou o ritmo e trabalhou com cruzados na linha de cintura do chinês. Com muita confiança, Garry disparou uma sequência avassaladora de golpes na linha de cintura e no rosto do chinês e forçou a interrupção do árbitro. Após a vitória, o irlandês fez a caminhada tradicional de Conor McGregor pelo octógono.
Pela segunda vez em menos de três meses, Cameron Saaiman mostrou o porquê de ser visto como uma das grandes promessas do peso galo (até 61,2kg). No card preliminar do UFC 285, o sul-africano superou a perda de um ponto no primeiro round e derrotou Mana Martinez na decisão majoritária dos juízes (29-26, 28-27, 28-28).
Com apenas 22 anos de idade, Cameron Saaiman segue invicto no MMA profissional com oito vitórias em oito lutas, as últimas duas no UFC.
Do outro lado, Mana Martinez não deu continuidade à vitória conquistada sobre Brandon Davis em outubro do ano passado e tem agora dois triunfos e dois reveses na organização.