‘Bicho-papão’ dos meio-médios leva sustos, mas apaga rival com finalização inusitada no UFC 285

Shavkat Rakhmonov encaixa finalização em Geoff Neal. Foto: Reprodução/Instagram

Candidato a ‘bicho papão’ do Ultimate, Shavkat Rakhmonov viveu uma verdadeira batalha no UFC 285, realizado neste sábado (4), em Las Vegas (EUA). Promessa dos meio-médios (até 77,1kg.), o atleta do Cazaquistão levou sustos contra o valente Geoff Neal, mas superou as adversidades para somar mais uma vitória. Com uma gravata no último round, o lutador apagou o oponente e levou o público à loucura na ‘T-Mobile Arena’.

Publicidade

Com o triunfo, Rakhmonov tem motivos de sobra para comemorar. Além de ampliar a invencibilidade na carreira, atingindo a marca de 17 resultados positivos, o atleta pode assumir a sétima posição no ranking liderado por Leon Edwards.

Apesar de surpreender pela resistência e assustar o oponente em momentos do embate, Neal acabou se tornando mais uma vítima do representante do Cazaquistão. O atleta também teve encerrada uma duas vitórias seguidas.

Publicidade

Em entrevista ainda no octógono, Shavkat revelou seu próximo alvo. Em alto e bom tom, o combatente desafiou o ex-campeão interino no grupo, Colby Covington.

Batalha e ‘apagão’

O confronto começou com Rakhmonov encurtando a distância nos segundos iniciais e pressionando o adversário contra as grades. Neal conseguiu reverter a posição, mas logo se afastou do rival. Os atletas partiram para a luta franca e trocavam golpes no centro do octógono. Na metade da etapa, Geoff balançou Rakhmonov com um chute alto. O lutador do Cazaquistão, no entanto, seguia caminhando para frente. Quase no minuto final, Shavkat devolveu o chute alto e o norte-americano acusou o ataque. Acuado, Neal partiu para a luta agarrada. Nos segundos finais, os atletas se afastaram e partiram para a trocação franca, mas não havia mais tempo.

Publicidade

No segundo round, os lutadores voltaram agressivos e combinavam socos e chutes. Ainda no primeiro minuto, Rakhmonov lançava sequências e tentava confundir Neal. Na metade do assalto, Geoff surpreendeu e balançou o rival com um cruzado limpo no queixo. Mesmo com o susto, o lutador do Cazaquistão ‘perseguia’ o oponente no octógono. Quase no minuto final, um novo cruzado de Geoff voltou a magoar Shavkat, que não se intimidava. Nos segundos finais, os atletas seguiam agressivos e buscavam o desfecho na via rápida. A etapa acabou com os lutadores no clinch.

O último round começou com Rakhmonov atacando com dois chutes altos, que parara na guarda de Geoff. Neal não deixava o oponente sem resposta. Ainda no primeiro minuto, Shavkat quase desabou com um cruzado limpo. O norte-americano tentava se aproveitar do bom momento, enquanto o lutador do Cazaquistão buscava a queda. Geoff se defendeu bem das investidas do adversário e pontuava com jabs e diretos. Na metade da etapa, foi a vez de Rakhmonov balançar Neal com um direto. O norte-americano passou as ser massacrado com combinações nas grades. Shavkat voltou a buscar a queda, mas Geoff surpreendia com a resistência. Nos momentos finais, Rakhmonov encaixou um estrangulamento de pé e forçou Neal a bater em desistência.

Publicidade

Escalado de última hora, Mateusz Gamrot vence luta estratégica

Mateusz Gamrot (esq.) derrotou Jalin Turner (dir.) no UFC 285. Foto: Reprodução/Instagram

Substituto de última hora de Dan Hooker, Mateusz Gamrot voltou a vencer. Destaque no peso leve (até 70,3kg.), o atleta teve performance estratégica e passou Jalin Turner em confronto de três rounds. Após abusar de quedas, o lutador foi declarado vencedor na decisão dividida dos juízes.

Com o resultado positivo, Gamrot defende a sétima posição no grupo liderado por Islam Makhachev. Além do feito, o combatente volta ao caminho das vitórias.

Superado no UFC 285, Turner tem o que lamentar. O atleta teve interrompida uma sequência de cinco triunfos e perde a oportunidade de avançar no top 10 da divisão.

Estatísticas do UFC 285

Resultados do UFC 285

CARD PRINCIPAL 

Peso pesado (até 120,2kg.): Jon Jones finalizou Ciryl Gane com uma guilhotina a 2m04s do R1 – Luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7kg.): Alexa Grasso finalizou Valentina Shevchenko com um mata-leão a 4m34s do R4 – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Shavkat Rakhmonov finalizou Geoff Neal com uma gravata 4m17s do R3

Peso leve (70,3kg.): Mateusz Gamrot derrotou Jalin Turner na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)

Peso médio (até 83,9kg.): Bo Nickal finalizou Jamie Pickett com um katagatame a 2m54s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso galo (até 61,2kg.): Cody Garbrandt derrotou Trevin Jones na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg.): Dricus Du Plessis derrotou Derek Brunson por nocaute técnico (desistência) a 4min59s do R2

Peso mosca (até 56,7kg.): Amanda Ribas derrotou Viviane Araújo na decisão unânime dos juízes (29-27, 30-26, 30-27)

Peso médio (até 83,9kg.): Marc-André Barriault derrotou Julian Marquez por nocaute técnico (socos) a 4m12s do R2

Peso meio-médio (até 77kg.): Ian Machado Garry derrotou Song Kenan por nocaute técnico a 4m22s do R3

Peso galo (61,2kg.): Cameron Saaiman derrotou Mana Martinez na decisão majoritária dos juízes (29-26, 28-27, 28-28)

Peso palha (52,1kg.): Tabatha Ricci finalizou Jessica Penne com uma chave de braço a 2m14s do R2

Peso galo (até 61,2kg.): Farid Basharat derrotou Da’Mon Blackshear na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Loik Radzhabov derrotou Esteban Ribovics na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Publicado por
VH Gonzaga