O UFC Las Vegas 70 não começou bem para os brasileiros. Representante do país na luta de abertura do card preliminar do evento deste sábado (25), Rafael Alves foi derrotado por Nurullo Aliev na decisão majoritária dos juízes (29-27, 29-27, 28-28) em duelo válido pelo peso leve (até 70,3kg).
Estreando no UFC, o atleta do Tajiquistão superou um ponto perdido ainda no primeiro round, após ter mordido o dedo do brasileiro, e controlou a maior parte da luta para sair com a vitória na visão de dois dos três juízes.
Com a vitória em sua estreia no UFC, Nurullo Aliev manteve a invencibilidade na carreira e tem agora nove vitórias em nove lutas como profissional.
Rafael Alves, por outro lado, sofre a segunda derrota seguida na última luta de seu contrato com a organização.
Rafael Alves começou a luta andando para a frente e cruzou rapidamente duas vezes de esquerda. O brasileiro seguiu com dois chutes, na perna e na linha de cintura de Nurullo Aliev, que marcou o tempo, entrou em queda e levou a luta para o chão. Por baixo, o Rafael tentou laçar o pescoço do tajique em uma guilhotina, mas Aliev escapou com facilidade. Rafael conseguiu ficar sentado com o apoio da grade, mas Aliev desequilibrou novamente o brasileiro e passou para a meia-guarda. Rafael fugiu o quadril e repôs a guarda. O brasileiro reclamou de uma mordida de Aliev em seu dedo e o árbitro interrompeu a luta para conferir e, após algum tempo de interrupção, retirou um ponto do tajique e recomeçou o combate. De volta à luta, Aliev entrou em queda novamente, mas foi rechaçado por um uppercut de Rafael. Restando menos de um minuto, o tajique entrou em queda novamente, mas Rafael defendeu e permaneceu em pé até o final do assalto.
O segundo round começou com Aliev tomando a iniciativa. Rafael Alves chutou alto e o tajique aproveitou para conseguir mais uma queda. Rafael novamente laçou o pescoço do adversário e tentou a guilhotina. Aliev escapou e ficou por cima. O tajique fez boa transição para a meia-guarda e atacou com alguns socos e cotoveladas. Rafael repôs a guarda, mas Aliev continuou pressionando e golpeando até o fim do round.
Logo no início no terceiro round, Rafael Alves marcou bem uma entrada de queda de Aliev e conectou uma joelhada de encontro, balançando o tajique. Aliev tentou mais uma queda e Rafael encaixou uma guilhotina. O brasileiro conseguiu ficar por cima, perdeu o pescoço do tajique, mas conseguiu a montada. Rafael partiu para o katagatame, mas Aliev conseguiu uma linda raspagem e reverteu a posição. Por cima, Aliev passou para a meia-guarda e passou a golpear com socos e cotoveladas, mas sem muita efetividade. Na reta final, o tajique disparou uma sequência de golpes com a mão direita até o final da luta.
Um dos maiores favoritos da noite, Joe Solecki mostrou que as casas de apostas estavam certas e “sobrou” para cima do estreante Carl Deaton III na segunda luta do UFC Las Vegas 70, também válida pela divisão dos leves. O norte-americano chegou perto de finalizar a luta ainda no primeiro round, mas não perdeu a oportunidade no segundo e “apagou” o rival com um mata-leão quando restavam três segundos para o final do assalto.
A vitória sobre Carl Deaton III foi a segunda consecutiva de Joe Solecki, que soma agora cinco triunfos em seis lutas no Ultimate.
Chamado com pouco tempo de antecedência para enfrentar Solecki, Carl Deaton III estreia com derrota na organização.