Após um ano e meio como treinador da Team Alpha Male e resultados expressivos à frente da equipe situada em Sacramento (EUA), Duane “Bang” Ludwig vai seguir seu caminho separado da equipe que lhe alçou à condição de um dos treinadores mais bem sucedidos da atualidade no MMA – fato consumado na edição de 2013 do “World MMA Awards”, o “Oscar do MMA”, em que Duane acabou premiado como “Técnico do Ano”. Em entrevista ao site “MMA Junkie”, Ludwig revelou que a relação com a Alpha Male está prestes a chegar ao fim e que seus planos são de fundar seu próprio time.
“Eu tenho trabalhado para outras pessoas desde que eu tinha 15 anos, e apenas chegou a hora de eu fazer minhas próprias coisas, cara. Eu dei a Sacramento um ano e meio da minha vida treinando lutadores. Se eu perdesse este trabalho, não teria mais renda. Não há nenhuma renda residual aqui e estou no ponto em minha vida onde eu tenho que montar um negócio residual para mim”, ponderou “Bang”.
A forma como a rescisão com a Alpha Male aconteceu, no entanto, desagradou Ludwig, que lamentou a postura de Urijah Faber – principal representante dos atletas. “Não deveria ser assim. Eu não vou sair da preparação para lutas de ninguém. Então, ele (Faber) fez um comunicado à imprensa antes que eu soubesse. Eu fiquei meio sem entender, que diabos é isso?”, comentou, fazendo menção ao fato da academia já ter divulgado uma nota informando sua saída e procurando um novo treinador imediatamente após as primeiras conversas sobre o assunto.
Mesmo com a decisão anunciada e a relação desgastada com alguns membros do time, Duane Ludwig segue a frente da Team Alpha Male até o dia 24 de maio, quando encerra seus compromissos com a academia e finalmente vai dar prosseguimento aos planos de fundar sua própria equipe em seu estado-natal Colorado, a cerca de 1800 km de Sacramento.