O reinado de Yair Rodriguez como campeão interino dos penas (até 65,7kg), iniciado com a finalização sobre Josh Emmett na luta co-principal do UFC 284, no último sábado (11), pode ter novos capítulos antes de uma possível unificação contra o campeão linear Alexander Volkanovski.
Durante participação no podcast “MMA Hour”, do site norte-americano “MMA Fighting”, Alexander Volkanovski sinalizou ao jornalista canadense Ariel Helwani o desejo de permanecer na divisão dos leves (até 70,3kg) para uma revanche imediata contra Islam Makhachev, abrindo caminho para que Yair Rodriguez defenda o título de campeão interino dos penas.
“Quando estou resolvendo esses negócios no peso leve, é por isso que fizeram esse cinturão interino. Não queremos travar as divisões e ele (Yair Rodriguez) será o cara cuidando disso enquanto estou fora. Ele pode manter isso (título interino) até eu voltar. Qualquer decisão que tomarmos será: ‘Ok, não há razão para isso acontecer agora’, especialmente quando não é assim que um interino funciona. O ponto todo é deixar eles fazerem o que têm que fazer enquanto eu cuido dos negócios no peso leve”, explicou Volkanovski.
Caso Volkanovski realmente opte por permanecer mais um tempo na divisão dos leves, Yair Rodriguez tem alguns potenciais oponentes para o futuro. O ex-campeão dos penas Max Holloway encara a sensação britânica Arnold Allen no UFC Kansas City, em abril, em duelo que deve garantir ao vencedor uma disputa de cinturão, seja linear ou interino, na categoria.