Novo campeão interino dos penas (até 65,7kg), Yair Rodriguez não vai se apegar à derrota do campeão linear Alexander Volkanovski na disputa do cinturão peso leve (até 70,3kg) contra Islam Makhachev para projetar o duelo contra o australiano.
Em entrevista concedida logo após a vitória sobre Josh Emmett na luta co-principal do UFC 284, Yair Rodriguez minimizou a derrota de Alexander Volkanovski e rasgou elogios ao futuro oponente.
“Ele estava lutando na divisão até 70kg, contra Islam Makhachev. Ele não estava lutando contra um ninguém. Islam é duro. Temos visto os caras russos lutando nessa organização e eles são super duros. Ele (Volkanovski) não só foi capaz de lutar cinco rounds, como demonstrou que é capaz de vencer. A luta foi apertada. Acho que ele fez um ótimo trabalho. A nossa luta será como tem que ser. Nós dois estaremos lá 100% e faremos uma grande luta (…) Falando sobre a minha luta contra ele, acho que ele é rápido, explosivo e tem um wrestling muito bom. Acho que a luta vai ser disputada em pé. Tudo se resume a quem entra melhor no dia da luta, quem tem a melhor estratégia e quem consegue manter a estratégia que está funcionando ou ajustar quando não está funcionando”, analisou.
Atleta do UFC desde 2014, Yair Rodriguez é o quarto campeão interino da história dos penas. Antes dele, o posto foi ocupado por Conor McGregor, José Aldo e Max Holloway, que posteriormente se tornaram campeões lineares.