Em batalha histórica, Islam Makhachev supera Alexander Volkanovski e defende cinturão dos leves no UFC 284

Islam Makhachev (esq.) superou Alexander Volkanovski (dir.) no UFC 284. Foto: Reprodução/Instagram

Na história do MMA! Islam Makhachev e Alexander Volkanovski protagonizaram uma batalha épica na ‘RAC Arena‘, na principal do UFC 284, realizado neste sábado (11), em Perth (AUS). Em sua primeira defesa de cinturão nos leves (até 70,3kg.), o russo passou pelo maior desafio de sua carreira e superou o atual campeão dos penas (até 65,7kg.). Após 25 minutos de pura tensão e show de técnica dos protagonistas, o pupilo de Khabib Nurmagomedov foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes (veja o video com os melhores momentos da luta).

Publicidade

Por parte do embate, Makhachev conseguiu impor seu estilo característico, controlando o adversário no chão e arriscando finalizações. O russo, no entanto, chegou a assustar na luta em pé, mostrando evolução e surpreendendo, por vezes, o rival.

Veja Também

Famoso por sua valentia, Volkanovski voltou a dar prova de sua alta qualidade. O atleta balançou o campeão seguidas vezes ao longo do embate e terminou o embate em vantagem, tentando o nocaute até os segundos finais.

Publicidade

Com o resultado, Islam amplia o bom momento no Ultimate. Além de defender o título e ampliar a série invicta para 12 embates, o russo deve assumir a primeira posição no ranking peso por peso do Ultimate, posto anteriormente ocupado por Alexander.

Superado na decisão dos juízes, Volkanovski teve interrompida uma marca expressiva. O combatente perde o primeiro compromisso com as luvas do UFC e teve encerrada uma sequência de 22 triunfos seguidos. O revés no espetáculo também adia o sonho do lutador a somar seu segundo cinturão simultâneo na companhia.

Publicidade

Batalha de gigantes

O confronto começou com os atletas se estudando no centro do octógono. O primeiro a atacar foi Makhachev, com um chute na linha de cintura do australiano. Volkanovski, na sequência, encurtou e lançou um cruzado, que parou na guarda do campeão. Com quase dois minutos disputados, Alexander balançou Islam com um direto. Makhachev era tímido e economizava nos ataques. Pouco depois da metade da etapa, os lutadores partiram para a trocação franca e o australiano dobrou os joelhos ao receber um cruzado. Na sequência, o russo partiu para a luta agarrada e passou a pressionar o oponente contra as grades. Quase no minuto final, Makhachev conseguiu a queda e chegou às costas. O russo passou a buscar o mata-leão, enquanto Alexander tentava se proteger. Nos segundos finais, Islam insistia no estrangulamento, mas o australiano resistia. O russo fazia força e tentava forçar a desistência do desafiante. A etapa acabou com o campeão dos leves nas costas do ‘atleta da casa’.

No segundo round, Makhachev lançou um cruzado, que raspou a cabeça do adversário. Volkanovski tentava encurtar, mas também atacava no vazio. Com pouco mais de um minuto, Islam se desequilibrou com um cruzado, mas mostrou concentração e partiu para a luta agarrada, ‘grudando’ ao australiano e pressionando o oponente contra as grades. Com o jogo pragmático de sempre, o campeão dos leves conseguiu a queda, mas o australiano conseguiu ficar de pé. Na sequência, Islam conseguiu voltar para o clinch. Volkanovski conseguiu reverter a posição e era a vez do desafiante pressionar o adversário contra as grades. A pressão de Alexander durou pouco, já que o russo conseguiu se desvencilhar. Com três minutos passados, Makhachev desequilibrou o oponente com um direto. O momento era bom para o russo, que pressionava e lançava combinações. Volkanovski resistia, mas levava desvantagem na trocação naquele momento. No minuto final, o russo acuava o rival próximo às grades. Islam encurtou a distância, mas Alexander rapidamente reverteu e passou a pressionar o adversário contra as grades, mas não havia mais tempo.

Publicidade

Islam Makhachev desfere chute alto em Alexander Volkanovski. Foto: Reprodução/Instagram

A terceira etapa começou com Makhachev lançando o primeiro ataque, com um chute alto. O ataque parou na guarda do desafiante. Volkanovski seguia com dificuldade em encontrar a melhor distância. O embate era tenso, com os lutadores entregando o melhor no centro do octógono. Com dois minutos, Alexander desequilibrou o campeão com um chute baixo. Makhachev partiu para o clich e conseguiu a queda. O russo tentava chegar às costas, mas o australiano resistia. Mesmo em desvantagem, Alexander conseguiu ficar de pé e se afastou, aplicando na sequência uma combinação de cruzados. No minuto final, Islam se desequilibrou ao se esquivar de um cruzado. Volkanovski partiu para cima e o duelo voltou a ser franco, mas o cronômetro zerou.

No penúltimo round, Alexander lançou o primeiro golpe, com um chute baixo. Islam respondeu com um direto limpo no rosto do desafiante. O desafio seguia emocionante, com os lutadores dando show à torcida. Com quase dois minutos passados, Makhachev conseguiu uma bela queda no adversário e chegou às costas. No chão, o australiano se protegia como podia, enquanto o campeão mostrava paciência para tentar a finalização. O momento era desesperador para Alexander, que resistia, mas seguia sendo pressionado. No minuto final, os lutadores conversavam no octógono, trocando provocações. Perto de acabar a etapa, Alexander criticava o oponente, que passou a travar o empate. Alexander batia de costas para o oponente até que a etapa acabou.

Volkanovski (dir.) castigou Makhachev (esq.) no quinto round. Foto: Reprodução/Instagram

O último round começou com Makhachev atacando primeiro, com um direto limpo no rosto do desafiante. Volkanovski respondeu com diretos na linha de cintura do campeão. Islam não se intimidava na trocação e encaixou boa sequência de jab direto no rosto do adversário. Com quase dois minutos passados, Makhachev conseguiu uma queda, mas Volkanovski se levantou rapidamente. Na metade do assalto, Islam buscou as pernas do desafiante e tentava levar o embate para o chão. Volkanovski se defendia e conseguiu se afastar novamente. Quase no minuto final, Alexander passou a pressionar o campeão e buscou duas quedas, defendidas pelo russo. Perto de acabar o embate, Volkanovski levou o russo à lona com um direto e partiu para cima. Por cima, o desafiante agredia no ground and pound. O australiano continuava castigando, mas não havia mais tempo.

Estatísticas do UFC 284

Relação de lutas para o UFC 284

CARD PRINCIPAL 

Peso leve (até 70,3kg.): Islam Makhachev derrotou Alexander Volkanovski na decisão dos juízes (48-47, 48-47, 49-46) – Luta pelo cinturão

Peso pena (até 65,7kg.): Yair Rodriguez finalizou Josh Emmett com um triângulo a 4m19s do R2 – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77kg.): Jack della Maddalena finalizou Randy Brown com um mata-leão a 2m13s do R1

Peso pesado (até 120,2kg.): Justin Tafa derrotou Parker Porter por nocaute a 1m06s do R1

Peso meio-pesado (até 93kg.): Jimmy Crute empataram Alonzo Menifield na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 28-28)

CARD PRELIMINAR

Peso meio-pesado (até 93kg.): Modestas Bukauskas derrotou Tyson Pedro na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)

Peso pena (até 65,7kg.): Joshua Culibao derrotou Melsik Baghdasaryan por finalização (mata leão) aos 2m02s do R2

Peso mosca (até 56,7kg.): Kleydson Rodrigues derrotou Shannon Ross por nocaute técnico (socos) aos 59s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Jamie Mullarkey derrotou Francisco Prado na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso pena (até 65,7kg.): Jack Jenkins derrotou Don Shainis na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso palha (até 52,1kg.): Loma Lookboonmee finalizou Elise Reed com um mata-leão a 44s do R2

Peso pena (até 65,7kg.): Blake Bilder derrotou Shane Young na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Elves Brenner derrotou Zubaira Tukhugov na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)

Publicado por
Redação SUPER LUTAS