Em meio a críticas de lutadores e fãs dos esportes de combate, a Power Slap, empresa presidida por Dana White, se tornou alvo de um dos médicos mais renomados em traumatismo craniano. Dr. Bennet Omalu, primeiro profissional a estudar os traumas ligados ao futebol americano, condenou a ideia promovida pelo esporte de ‘tapas na cara’.
“É muito burro, muito estúpido e inseguro. É primitivo. Para mim, tal esporte é inconsistente com a inteligência dos seres humanos. É possível que um participante possa morrer com isso. Alguém pode morrer ou sofrer danos cerebrais catastróficos e se tornar um vegetal. Como ele (Dana White) pode fazer essa declaração? Eu não culpo tanto os organizadores, todo mundo quer ganhar um dinheirinho ou dinheiro fácil. Mas sinto que os concorrentes têm muita estupidez. É bobo, dado o que sabemos sobre concussão e trauma de força contundente na cabeça. Por que a TBS (emissora que transmite o evento) está mostrando um esporte tão primitivo? Não deveria estar na TV”, disparou Omalu em entrevista ao ‘The Us Sun’.
Veja Também
Nigeriano, Bennet Omalu é autor de estudos sobre encefalopatia traumática crônica (ETC). O médico é conhecido por colocar em evidencia danos graves e específicos à saúde mental dos atletas que estão sujeitos a pancadas na cabeça. Sua história serviu como inspiração para a criação do filme ‘Concussion’, intitulado no Brasil como ‘Um homem entre gigantes’. O doutor é interpretado por Will Smith.
Iniciada em 2023, a liga possui um plantel feminino e masculino, onde os atletas buscam o nocaute ou desistência do adversário por até três rounds. Caso os dois se mantenham de pé, o combate é decidido pelos juízes presentes no local.
Você precisa fazer login para comentar.