A divisão de meio-médios tem um novo campeão! Depois de anos de domínio de Georges St. Pierre – que decidiu se afastar do esporte – o norte-americano Johny Hendricks travou uma imensa batalha diante de Robbie Lawler e ao vencer em uma apertada decisão dos juízes se sagrou como novo dono do cinturão. O combate foi a atração principal do UFC 171, evento realizado na noite deste sábado (15), em Dallas, nos Estados Unidos.
No card preliminar, o Brasil teve dois representantes no show. Renée Forte foi superado por Frank Trevino, enquanto Jéssica Bate-Estaca emplacou sua segunda vitória no octógono diante de Raquel Pennington (leia a matéria completa aqui)
A luta
Johny Hendricks entrou no octógono cotado como amplo favorito para encarar Robbie Lawler, mas assim que o gongo sooou o atleta da American Top Team mostrou que estava disposto a conquistar o cinturão e endureceu a peleja durante os cinco rounds.
Lawler começou melhor, encurtando a distância e golpeando fortemente contra a cabeça de Hendricks. Johny ainda tentou uma queda, mas Robbie mostrou que estudou o jogo do rival e evitou ser derrubado.
No segundo round, Hendricks se recuperou e aceitou a troca de golpes, que não eram respondidos por Lawler. O favorito parecia tomar conta da luta também na terceira parcial, quando um potente contragolpe de Robbie foi conectado. Lawler atingiu vários ataques na sequência e esteve perto de terminar a luta.
Com moral pelo grande momento, Lawler começou com tudo no quarto round e atingiu Johny com potentes golpes, que abriram um profundo corte próximo ao olho esquerdo do favorito. Novamente, Robbie esteve perto de encerrar a peleja por nocaute técnico, mas faltou continuidade nos ataques.
Acreditando estar perdendo nas papeletas dos juízes, Hendricks abriu o jogo e foi com tudo para o último round. Johny evitou a curta distância, conectou os melhores socos e até conseguiu uma queda no minuto final, mas não conseguiu estabilizar a posição para trabalhar por cima. Apesar disso, ele terminou a peleja em posição de vantagem no solo.
Com muita expectativa entre os lutadores e suas equipes, Bruce Buffer anunciou a decisão e Johny Hendricks foi declarado o novo campeão dos meio-médios na decisão unânime dos juízes (triplo 48×47). O dono do cinturão não escondeu a felicidade e se ajoelhou no octógono emocionado com sua conquista. Por outro lado, Lawler não escondeu a decepção com o resultado.
Woodley bate Condit e se candidata a disputar cinturão
Se na luta principal da noite, entre Hendricks e Lawler, a zebra esteve perto de acontecer, no segundo duelo mais aguardado ela deu as caras. O ex-campeão interino dos meio-médios Carlos Condit estava a uma vitória de voltar a ter uma chance de lutar pelo título. Porém, Tyron Woodley acabou com os planos do rival e pode furar a fila na chance pelo título.
Com menor envergadura, Woodley logo se aproveitou da movimentação de Condit para impor seu jogo. Ele esperava Carlos encurtar para soltar socos e respondia com potentes contragolpes. Já quando o oponente aplicava chutes na linha de cintura, Tyron rapidamente agarrava a perna e levava a disputa para o solo.
Depois de abrir frente no primeiro round e controlar as ações no segundo assalto, o final da luta veio de uma maneira nada habitual. Tyron Woodley aplicou um chute baixo na perna esquerda e fez Condit girar o corpo, mas o joelho direito ficou preso e acabou lesionado. Ele já caiu no octógono gritando de dor e o árbitro a encerrou o duelo por nocaute técnico.
Confira abaixo os resultados completos do UFC 171:
Card Principal
Johny Hendricks derrotou Robbie Lawler na decisão dividida dos juízes;
Tyron Woodley derrotou Carlos Condit por nocaute técnico (lesão) no R2.
Myles Jury derrotou Diego Sanchez na decisão dividida dos juízes;
Hector Lombard derrotou Jake Shields na decisão dividida dos juízes;
Ovince St. Preux finalizou Nikita Krylov com um estrangulamento no R1;
Card preliminar
Kelvin Gastelum derrotou Rick Story na decisão dividida dos juízes;
Jéssica Bate-Estaca derrotou Raquel Pennington na decisão dividida dos juízes;
Dennis Bermudez derrotou Jimy Hettes por nocaute técnico no R3;
Alex Garcia derrotou Sean Spencer na decisão dividida dos juízes;
Frank Trevino derrotou Renée Forte na decisão unânime dos juízes;
Justin Scoggins derrotou Will Campuzano na decisão unânime dos juízes;
Sean Strickland finalizou Bubba McDaniel com um mata-leão no R1
Robert Whiteford derrotou Daniel Pineda na decisão unânime dos juízes;
Comentários