O protagonismo do UFC 284, evento que acontece no próximo sábado (11), coloca frente a frente Islam Makhachev e Alexander Volkanovski. Detentor do título dos penas (até 65,7kg.), o australiano tirou o ‘conforto’ do cinturão para tentar se tornar duplo campeão do Ultimate, mas abriu oportunidade para Yair Rodriguez e Josh Emmett.
Candidatos ao título, Yair e Emmett fazem a segunda luta mais importante do card na Austrália e tentam vestir o título pela primeira vez – mesmo que interino. Eles, no entanto, não são os únicos que tiveram a oportunidade. Para um ‘esquenta’, o SUPER LUTAS relembra outras lutas pelo cinturão interino da história da categoria.
Conor McGregor teve a primeira oportunidade de provar que não era só um mero ‘falastrão’. O irlandês, que já despontava como um possível desafiante ao cinturão de José Aldo, teve a primeira oportunidade pelo cinturão dos pesos penas – mesmo que interino – contra Chad Mendes no UFC 189, em julho de 2015.
O ‘Notório’, como é conhecido, estava marcado para enfrentar o brasileiro, que se machucou e não conseguiu seguir no embate. Por isso, o irlandês aceitou Mendes, antecipou um nocaute e cumpriu promessa feita de conseguir um desfecho no segundo assalto. Posteriormente, ele encarou Aldo e conseguiu unificar seu cinturão em apenas 13 segundos.
Depois de perder o cinturão dos pesos penas de maneira traumática para Conor McGregor, José Aldo voltou a ostentar um título do UFC, em julho de 2016. O brasileiro dominou Frankie Edgar no card principal do folclórico UFC 200 para se tornar campeão interino da categoria até 66 kg.
O brasileiro, inclusive, não teve a revanche com McGregor e foi prioridade do Ultimate com a subida do irlandês aos pesos leves (até 70,3kg.) para a disputa pelo título. Por sua vez, Aldo aproveitou a chance e lutou de forma estratégica com contragolpes diante de Edgar. Ele foi promovido a campeão linear, tendo seu arquirrival destituído do posto por inatividade.
Max Holloway chegou com moral, vindo de nove vitórias seguidas, para enfrentar Anthony Pettis. A promessa era de que, caso passasse pelo norte-americano, o havaiano teria a oportunidade de enfrentar José Aldo pelo cinturão linear. E a ‘palavra’ do UFC não foi em vão, com o lutador nocauteando seu adversário no terceiro round, em luta válida pelo UFC 206 de dezembro de 2016. O duelo aconteceu em Toronto, no Canadá.
Posteriormente, Holloway aceitou o desafio de ir ao Rio de Janeiro encarar o ‘Rei’ Aldo. Com forte ritmo de jogo, ele também nocauteou o brasileiro e unificou o título, cravando seu nome na história da organização.
Chegou a hora da disputa do cinturão interino entre Yair Rodriguez e Josh Emmett, que devem definir o próximo desafiante ao título linear contra Alexander Volkanovski – atleta que também atua no mesmo card. A oportunidade aos atletas surgiu após o australiano, que detém o cinturão, subir aos leves (até 70,3kg.) para tentar bater Islam Makhachev. O confronto acontece no UFC 284.
Representante mexicano no Ultimate, Yair se encontra na segunda colocação no ranking da divisão, com vitórias expressivas diante de Brian Ortega, Zumbi Coreano, Dan Hooker e BJ Penn. Na organização desde 2014, ele soma nove resultados positivos, dois negativos e uma luta ‘sem resultado’.
Por outro lado, Emmett vive seu melhor momento na carreira e está em quinto colocado até 65,7kg. O norte-americano, que já bateu Calvin Kattar, Dan Ige e Ricardo Lamas, soma cinco vitórias seguidas em sua trajetória no Ultimate.
E aí, quem será o próximo da lista?