Ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios, ainda durante o reinado de Georges St. Pierre, Jake Shields espera que sua quarta vitória em cinco lutas o deixe ainda mais perto de uma nova disputa de título. Invicto desde fevereiro de 2012, Shields, que também teve uma luta sem resultado contra Ed Herman no período, encara o cubano Hector Lombard no próximo sábado (15), no UFC 171. Para o combate, o norte-americano já tem sua estratégia bem definida: levar o oponente para o chão e finalizá-lo.
“É óbvio que quero levá-lo para o chão. Sinto que posso ficar em pé com ele. Acho que, tecnicamente, tenho melhor trocação do que um monte desses lutadores. Mas quanto a Lombard, não é algo que você quer fazer. Ele tem muito poder nas mãos e é muito cruel com seus adversários. Estou disposto a trocar golpes com ele por um tempo e espero derrubar e finalizá-lo”, disse Shields, em entrevista ao site “MMA Fighting”.
Para conquistar seu objetivo, no entanto, Shields vai ter que quebrar um jejum de quase cinco anos sem finalizar um adversário. A última vez que Jake venceu usando seu jiu-jitsu foi em junho de 2009, quando ele encaixou uma guilhotina sobre Robbie Lawler, em luta realizada no extinto Strikeforce. De lá pra cá, o atual número seis do ranking de meio-médios conquistou seis vitórias por decisão, sofreu duas derrotas e ainda teve um no contest. Se Shields e Lombard se enfrentam de olho no cinturão, vão acompanhar atentamente o combate que fecha do evento deste sábado. Isso porque, na luta principal do UFC 171, Johny Hendricks e Robbie Lawler disputam o cinturão vago da categoria até 77 kg.
Comentários