Ex-campeão peso médio (até 83,9kg.) do UFC, Michael Bisping publicou um vídeo em seu canal do Youtube para questionar o uso da vaselina. Segundo o comentarista, além de amenizar os danos à pele, o item é utilizado para que lutadores obtenham vantagens durante o confronto.
“Tente controlar um lutador coberto de suor que também é aplicado como um lubrificante como uma vaselina, isso é quase impossível! E é por isso que muitos lutadores na história das artes marciais mistas tentaram fazê-lo. Na verdade, eu estive presente falando com pessoas, outros lutadores onde eles me contaram alguns de seus métodos. Eles costumavam dizer: ‘O que eu faço é aplicar vaselina no meu corpo 2, 3 dias antes, eu permito que ele penetre na pele e depois eu tomo banho para que pareça que não há nada lá, e então na luta quando você começa a suar, a vaselina sai e surte efeito”, declarou Bisping.
Em 2017, Derek Brunson alegou que Anderson Silva utilizou algum produto que o tornou escorregadio durante a luta, dificultando a produtividade do seu jogo agarrado. Na época, o brasileiro venceu por pontos.
Em outra ocasião, BJ Penn chegou a acionar a Comissão Atlética de Nevada, para acusar George St-Pierre de trapaça e alegar que o canadense estava coberto de vaselina, o que tornava a luta injusta.