Cada vez mais o uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) no MMA se torna coisa do passado. Nesta quinta-feira (6), a Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC) anunciou que proibirá a prática, seguindo os passos da Comissão de Nevada, a primeira a adotar tal medida.
Na semana passada, a Comissão de Nevada, que regulamenta os eventos realizados em Las Vegas, causou furor ao proibir o uso da TRT em esportes de combate, o que inclui MMA e boxe. A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) também seguiu a tendência, e, além disso, o UFC anunciou que não autorizará o tratamento nos eventos em que ele próprio inspecionará, o que geralmente acontece em locais que não possuem comissões atléticas.
A CSAC afirmou que pretende implantar normas que sejam condizentes às da Agência Mundial Antidoping (WADA), o que aumenta as exigências para haver a liberação do uso da TRT. Enquanto isso não acontece, nenhuma permissão será dada.
O UFC já realizou 18 eventos no estado norte-americano da Califórnia, sendo o último deles em dezembro de 2013, na cidade de Sacramento.
Comentários