O brasileiro Ronaldo Jacaré passou por uma cirurgia na última semana para a retirada de fragmentos de ossos do seu cotovelo esquerdo, que quase o forçou a desistir da luta contra Francis Carmont no UFC Jaraguá. Usando seu perfil no Instagram, Jacaré afirmou que a cirurgia foi um sucesso e agradeceu a equipe liderada pelo Dr. Bruno Lobo, responsável pelo procedimento cirúrgico. Em entrevista ao site “MMA Fighting”, o empresário do ex-campeão do Strikeforce Gilberto Faria revelou que o atleta planeja retornar ao octógono em agosto e já tem alguns adversários em mente.
De acordo com Gilberto, Jacaré se interessaria pelo vencedor do duelo entre Tim Kennedy e Michael Bisping, que acontece no dia 16 de abril, ou quem levar a melhor de Luke Rockhold e Tim Boetsch. A preferência de Ronaldo, no entanto, seria por um duelo contra o britânico. Já no caso de Rockhold, a motivação é mais pessoal, já que o norte-americano foi responsável pela última derrota da carreira do brasileiro, na disputa do cinturão dos médios do extinto Strikeforce em 2011.
Aos 34 anos, Ronaldo “Jacaré” Souza possui um cartel de 20 vitórias, três derrotas e uma luta sem resultado. O capixaba radicado em Manaus conquistou o cinturão do extinto Strikeforce em agosto de 2010 ao vencer Tim Kennedy. Após defender o título com sucesso contra Robbie Lawler, Jacaré acabou derrotado por Luke Rockhold em setembro de 2011, em decisão dos juízes bastante questionada pelo brasileiro. Desde então, Ronaldo venceu as seis lutas que realizou: contra Bristol Marunde, Derek Brunson e Ed Herman ainda pelo Strikeforce; e já como atleta do UFC sobre Chris Camozzi, Yushin Okami e, mais recentemente, Francis Carmont.