Após passar um longo tempo afastado e até mudar de academia depois da derrota sofrida para Cain Velasquez no desfecho da trilogia entre eles, em outubro do ano passado, o brasileiro Junior Cigano retorna ao octógono em maio. No dia 24, em Las Vegas (EUA), Cigano vai enfrentar o norte-americano de ascendência croata Stipe Miocic no UFC 173, mesmo evento que recebe a disputa do cinturão dos médios entre Lyoto Machida e Chris Weidman. A informação foi divulgada pelos perfis oficiais do Ultimate nas redes sociais.
Aos 29 anos, Junior Cigano possui um cartel de 16 vitórias e apenas três derrotas – duas delas para seu grande rival Cain Velasquez. Mesmo com duas derrotas em suas últimas três lutas, o ex-campeão dos pesos pesados segue como o primeiro colocado da divisão até 120 kg pelo ranking oficial do Ultimate. Já Stipe Miocic, de 31 anos, tem um histórico de 11 vitórias e apenas uma derrota como profissional – para o gigante holandês Stefan Struve. Miocic vem de duas vitórias consecutivas, sobre Roy Nelson e o brasileiro Gabriel Napão.
O UFC 173 acontece no dia 24 de maio, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). Originalmente, a luta principal da noite seria a disputa do cinturão dos médios entre o brasileiro Vitor Belfort e o norte-americano Chris Weidman. Porém, diante da extinção das isenções para uso do TRT por parte da Comissão Atlética de Nevada e a impossibilidade de se adequar à nova realidade a tempo, Belfort acabou abandonando o confronto. Para o seu lugar, o UFC escalou o ex-campeão dos meio-pesados Lyoto Machida, que já venceu Mark Muñoz e Gegard Mousasi desde que desceu para a categoria até 84 kg.