Publicidade

Glover Teixeira perde para Jamahal Hill em luta por cinturão e anuncia a aposentadoria no UFC 283

Jamahal Hill Glover Teixeira UFC 283 Instagram UFC 2

Glover Teixeira foi superado por Jamahal Hill no UFC 283. Foto: Reprodução/Instagram

Fim de uma trajetória. Protagonista do UFC 283, realizado neste sábado (21), no Rio de Janeiro, Glover Teixeira foi superado por Jamahal Hill na disputa do título vago dos meio-pesados (até 93kg.). Superado pelo norte-americano na decisão unânime dos juízes, o atleta surpreendeu ao anunciar a aposentadoria do MMA, aos 43 anos.

Publicidade

Atleta mais velho a assumir o topo absoluto dos meio-pesados, em 2021, aos 42 anos, Teixeira teve performance atípica. Apesar de assustar o rival em breves momentos, o mineiro não foi capaz de conquistar o resultado positivo na via rápida.

Veja Também

Oficialmente fora das competições profissionais, Glover deixa o MMA com 42 confrontos disputados. O brasileiro pendura as luvas com a marca de 33 vitórias e nove derrotas.

Publicidade

Com o resultado positivo, Hill assume o posto que pertencia a Jiri Prochazka. O tcheco, que vestiu o cinturão depois de parar Glover em 2022 abriu mão do título após sofrer uma grave lesão no ombro.

Mesmo com o revés, Teixeira parece não ter desapontado os fãs. O atleta deixou o octógono ovacionado pelos fãs.

Publicidade

A luta

O confronto começou com Teixeira fintando uma queda logo nos primeiros segundos. O brasileiro forçou a luta agarrada e passou a pressionar o oponente logo nos momentos iniciais. Hill se defendeu bem e conseguiu se desvencilhar. O mineiro deixava clara a estratégia, mas Jamahal provava ter estudado o adversário. Passados dois minutos, Teixeira voltou a tentar uma queda, mas o norte-americano novamente saiu bem da ação. Aos poucos, Jamahal passou a se soltar e tocava o brasileiro com jabs, chutes e diretos. No minuto final, nova tentativa de queda e nova defesa. Perto de acabar a etapa, os atletas ensaiaram uma trocação franca, mas não havia mais tempo.

No segundo round, Hill tomou a iniciativa, com um jab. Glover tentava encurtar, mas lançava ataques no vazio. Ainda no primeiro minuto, Teixeira desequilibrou o oponente com um chute baixo. Jamahal respondeu na mesma moeda e balançou Teixeira. Bambo na grade, o mineiro era duramente castigado. Hill continuava a tentar liquidar a fatura, enquanto o brasileiro tentava se agarrar e suportar o massacre. Na sequência, Glover surpreendeu ao responder a ação do oponente com um direto. Na metade da etapa, Teixeira conseguiu levar o confronto para o chão e levantou a torcida no ginásio. Por cima, o brasileiro buscava finalizar, mas Hill resistia. O mineiro tentava as transições e buscava a montada, enquanto Jamahal tentava resistir. Quase no minuto final, o norte-americano conseguiu ficar de pé e se afastou do brasileiro. Perto de acabar a etapa, Teixeira conectou um cruzado limpo no rosto do rival, mas o assalto acabou.

Publicidade

O terceiro assalto começou com Glover tentando a queda nos segundos iniciais. Pressionado contra as grades, Hill se defendia e tentava evitar a investida do mineiro. O norte-americano conseguiu se afastar e atacava Teixeira com jabs. Com um minuto passado, o brasileiro atacou com um cruzado. Hill respondeu com um chute alto, que abalou Glover. Visivelmente abatido, Teixeira tentava resistir, mas era severamente atacado pelo norte-americano. Enquanto o mineiro se protegia no chão, Jamahal golpeava por cima. Na metade da etapa, o ex-campeão continuava resistindo. Sem ações, Hill optou por permitir que o brasileiro ficasse de pé. Na trocação, Jamahal seguia em vantagem. Mesmo depois do susto, Teixeira caminhava na direção do adversário, mas continuava sendo alvo fixo para o rival. Nos segundos finais, os atletas partiram para a trocação franca, mas o assalto acabou.

Na quarta etapa, o primeiro ataque foi de Hill, que continuava apostando nos chutes no corpo do ex-campeão. Teixeira tentava encurtar, mas encontrava dificuldades na distância. Jamahal voltou a acertar uma chute alto potente na cabeça de Glover, que partiu para a luta agarrada. Jamahal seguia mais eficiente na trocação e balançava o brasileiro com cruzados limpos na cabeça. Apesar de impressionar com a resistência, o mineiro era tocado com frequência. Na metade do round, Teixeira balançou Jamahal com um cruzado. O norte-americano, porém, se recuperou bem da ação. Perto do minuto final, Hill voltou a abalar Glover, que dava sinais de cansaço. O atleta castigava o brasileiro próximo às grades, mas o mineiro resistia. Quase no fim da etapa, o brasileiro era massacrado, mas continuava de pé. O brasileiro acabou salvo pelo gongo.

O último round começou com Jamahal atacando com um direto. O brasileiro partiu para a luta agarrada e conseguiu derrubar ainda no primeiro minuto. Por cima, o brasileiro buscava as transições, enquanto o norte-americano se protegia. Jamahal fazia forças para ficar de pé e Teixeira tentava a montada. Com dois minutos passados, o brasileiro conseguiu a montada. Hill conseguiu ‘explodir’ e reverteu a posição. Perto do minuto final, Jamahal administrava a posição, enquanto Glover pouco fazia por baixo. No fim do embate, os atletas ficaram de pé e trocavam ataques pelo octógono, mas não havia mais tempo.

Estatísticas do UFC 283 Rio

Resultados do UFC 283

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado (até 93kg.): Jamahal Hill derrotou Glover Teixeira na decisão unânime dos juízes (50-44, 50-44, 50-44)- Luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7kg.): Brandon Moreno derrotou Deiveson Figueiredo por nocaute técnico (interrupção médica) a 5m do R3 – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gilbert Durinho finalizou Neil Magny com um katagatame a 4m15s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Jéssica Bate-Estaca derrotou Lauren Murphy na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-25, 30-26)

Peso meio-pesado (até 93kg.): Johnny Walker derrotou Paul Craig por nocaute técnico a 2m16s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso meio-pesado (até 93kg.): Ihor Potieria derrotou Mauricio Shogun por nocaute técnico a 4m05s do R1

Peso médio (até 83,9kg.): Brunno Hulk derrotou Gregory Robocop por nocaute a 4m13s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Thiago Moisés finalizou Melquizael Costa com um mata-leão a 2m05s do R2

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gabriel Marretinha finalizou Mounir Lazzez com uma guilhotina a 49s do R1

Peso pesado (até 120,2kg.):Jailton Malhadinho derrotou Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico a 2m56s do R2

Peso galo (até 61,2kg.): Cody Stamann derrotou Luan Lacerda na decisão dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Ismael Marreta derrotou Terrance McKinney por nocaute a 2m17s do R2

Peso meio-médio (até 77kg.): Nicolas Dalby derrotou Warlley Alves na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso pena (até 65,7kg.): Josiane Nunes derrotou Zarah Fairn na decisão (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo (até 61,2kg.): Daniel Marcos derrotou Saimon Oliveira por nocaute a 2min18s do R2

Roobet patrocina a cobertura do UFC 283

A Roobet patrocina a cobertura do SUPER LUTAS no UFC 283, evento que marca o retorno do UFC ao Brasil.  O evento traz 17 brasileiros escalados e duas disputas de cinturão: Glover Teixeira contra Jahamal Hill e Deiveson Figueiredo diante Brandon Moreno.

Brandon Moreno é embaixador da Roobet e a casa oferece um prêmio extra de US$ 100 mil (cerca de R$518 mil na cotação atual) para quem apostar na luta contra Deiveson Figueiredo. Acesse agora, pois a promoção é válida para apostas feitas antes da luta.

Acesse o site da Roobet, confira o regulamento e Boa sorte!

Publicado por
Redação SUPER LUTAS