Os “irmãos Bonfim”, Ismael Marreta e Gabriel Marretinha fazem mais um evento do UFC no Brasil, desta vez em São Paulo neste sábado (4/10), no Ginásio do Ibirapuera.
Eles já tinham competido em suas estreias no UFC 283, realizado no Rio de Janeiro. Ismael e Gabriel, na ocasião, derrotaram Terrance McKinney e Mounir Lazzez, respectivamente.
Embora seja curioso ver irmãos lutando no mesmo evento, não é a primeira vez que isso acontece no UFC. Pensando nisso, a equipe do SUPER LUTAS relembra outras duplas de irmãos que entraram no octógono na mesma noite na história do Ultimate. Vamos à lista!
Acostumados a lutarem nos mesmos eventos desde os tempos de PRIDE, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro dividiram dois eventos no Ultimate.
No UFC 140, em 2011, Minotouro levou a melhor sobre Tito Ortiz, com um nocaute técnico no primeiro round. Na luta seguinte, no entanto, Minotauro teve o braço quebrado por Frank Mir em uma finalização histórica.
Quatro anos depois, no UFC 190, no Rio de Janeiro, os irmãos voltaram a lutar no mesmo evento, mas desta vez sem sucesso para nenhum dos dois. Minotouro foi superado na revanche contra Mauricio Shogun, enquanto Minotauro deu adeus ao MMA com derrota para o “gigante” Stefan Struve.
Continuando no Brasil, os “irmãos Marajó” atuaram nos mesmos eventos em duas oportunidades.
No UFC São Paulo, em 2013, Ildemar Marajó finalizou Wagner Caldeirão, mas viu a luta de seu irmão Iuri contra Pedro Nobre, logo na sequência, terminar sem resultado após um golpe ilegal acidental.
Dois anos depois, em Jaraguá do Sul, os dois voltaram a lutar no mesmo evento e, dessa vez, puderam comemorar juntos. Na ocasião, Ildemar superou Albert Tumenov e, logo depois, Iuri superou Wilson Reis.
Campeã peso mosca (até 56,7kg) e líder do ranking peso por peso feminino do Ultimate, Valentina Shevchenko também já teve a oportunidade de dividir um card com sua irmã Antonina.
O evento em questão foi o UFC 255, em 2020, e teve final feliz para a dupla. No card preliminar, Antonina nocauteou a brasileira Ariane Lipski, enquanto na luta co-principal, Valentina defendeu o cinturão em vitória sobre Jennifer Maia.
Os irmãos Pettis são recordistas no quesito, já tendo dividido quatro eventos do Ultimate: UFC 181, UFC 185, UFC 197 e UFC 229.
Apenas na primeira vez em que lutaram na mesma noite, no entanto, os dois saíram vencedores, quando Sergio superou Matt Hobar e Anthony defendeu o título dos leves contra Gilbert Melendez.
A experiência dos irmãos Lauzon dividindo card do Ultimate não foi das melhores. No UFC 108, evento que abriu o calendário de 2012 da organização, Dan foi finalizado por Cole Miller no card preliminar, enquanto Joe foi superado por Sam Stout no card principal.
Recordista de lutas na história do Ultimate, com 40 aparições, Jim Miller dividiu evento com o irmão Dan em duas dessas ocasiões.
No UFC 124, em 2010, a dupla pôde comemorar após Dan superar Joe Doerksen e Jim finalizar o brasileiro Charles do Bronx. No UFC 128, em 2011, Dan acabou superado por Nate Marquardt, enquanto Jim nocauteou Kamal Shalorus.