Chegou o grande momento. Neste sábado (21), acontece o UFC 283, evento que promete movimentar o Rio de Janeiro. Após quase três anos, o Ultimate desembarca no Brasil e presenteia os fãs com um espetáculo recheado de estrelas. Ao todo, o show conta com 15 lutas previstas, sendo duas disputas de cinturão envolvendo tupiniquins.
Na luta principal, Glover Teixeira enfrenta Jamahal Hill em confronto válido pelo cinturão vago dos meio-pesados (até 93kg.). Aos 43 anos, o mineiro busca reassumir o trono da categoria, perdido na temporada passada, quando acabou superado por Jiri Prochazka.
O penúltimo combate do evento marca a primeira tetralogia na história da empresa válida por um título. Campeões linear e interino, Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno voltam a medir forças e definem o campeão absoluto da categoria.
Ainda no card principal, Gilbert Durinho, Jéssica Bate-Estaca e Johnny Walker se apresentam. No preliminar, mais 12 tupiniquins subirão ao octógono, com destaque para Maurício Shogun, que encerrará a carreira aos 41 anos.
Para entrar no clima, a equipe do SUPER LUTAS listou 10 motivos para acompanhar o UFC 283. Confira abaixo:
Aos 43 anos, Glover Teixeira pode ampliar seu legado no MMA. Neste sábado, o mineiro estreia na temporada 2023 em luta por cinturão. Cortado do UFC 282 após a lesão do antigo campeão Jiri Prochazka, o brasileiro topou o compromisso contra Jamahal Hill.
Com a torcida a seu favor, o meio-pesado busca driblar a agressividade do rival e reassumir o cinturão da categoria, perdido em junho de 2022.
Revelado pelo ‘Dana White’s Contender Series’, Hill terá pela frente o maior desafio de sua carreira. Diante de Glover, o norte-americano tenta calar a torcida brasileira e estragar a festa em território tupiniquim.
No UFC 283, a divisão dos moscas promove a primeira tetralogia na história da organização. No octógono, Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno medirão forças em busca do topo absoluto da categoria.
De uma lado, o paraense defende o cinturão linear do grupo. Do outro, o campeão interino busca voltar ao trono do grupo.
Iniciada em 2020, a disputa entre Figueiredo e Moreno está empatada. Até o momento, os atletas somam uma vitória e um empate.
Presente na última vez em que o Ultimate promoveu um espetáculo no Brasil, Gilbert Durinho retorna ao seu país para uma apresentação. Destaque dos meio-médios (até 77,1kg.), o atleta volta ao octógono quase um ano após a luta épica contra Khamzat Chimaev
No UFC 283, o niteroiense medirá forças com Neil Magny. Após desafiar nomes como Jorge Masvidal e o próprio Chimaev.
Além de estrear na temporada, o brasileiro defende a quinta posição. Atual número 12 no grupo, Magny busca chegar no top 10 da divisão liderada por Leon Edwards.
Antiga campeã dos palhas (até 52,1kg.) e ex-desafiante ao trono dos moscas, Jéssica Bate-Estaca tem novo compromisso na categoria até 56,7kg. Neste fim de semana, a paranaense será adversária da veterana Lauren Murphy.
Enquanto a norte-americana de 39 anos defende a quarta posição na categoria de Valentina Shevchenko, Jéssica busca se inserir no top 5. Hoje, a brasileira da PRVT (Paraná Vale Tudo) é a sexta colocada.
No UFC 283, Bate-Estaca chega embalada por duas vitórias seguidas. Em seu último compromisso, a paranaense protagonizou uma finalização histórica contra Amanda Lemos.
Disposta a ‘estragar a festa’ brasileira no UFC 283, Lauren vem de triunfo diante de Miesha Tate, em julho de 2022.
Promessa brasileira nos meio-médios do Ultimate, Johnny Walker é destaque no card principal. Após se recuperar de fase conturbada na divisão, o atleta terá uma ‘oportunidade de ouro’ no espetáculo.
O lutador mede forças com Paul Craig, número nove do grupo. Em caso de vitória, o atleta reassumirá posição de destaque na divisão.
Contra o escocês, Johnny poderá somar a segunda vitória seguida. O rival, por outro lado, vem de derrota para Volkan Oezdemir.
Ícone do MMA mundial, Maurício Shogun protagoniza sua ‘última dança’ no UFC 284. Lenda do Pride e ex-campeão nos meio-pesados do Ultimate, o curitibano se despedirá do esporte aos 41 anos.
Para o ‘adeus’, o combatente dividirá do octógono com Ihor Potieria. 15 anos mais velho do que o adversário tenta deixar o esporte com um resultado positivo, situação que não acontece desde o triunfo sobre Rogério Minotouro, em 2020.
O lutador deixará o esporte com a marca de 42 compromissos. Hoje, o curitibano soma 27 vitórias, 13 derrotas e um ‘no contest’.
Com rival escalado de última hora, Gregory Robocop tem confronto de destaque neste sábado. Inicialmente, o brasileiro mediria forças com Brady Tavares. O norte-americano, no entanto, deixou o evento e acabou substituído pelo compatriota Brunno Hulk.
Promessa dos médios (até 83,9kg.), Robocop tenta ampliar o bom momento. O lutador chega embalado por dois triunfos seguidos.
Depois de dar show em sua apresentação no ‘Dana White’s Contender Series’ na temporada passada, Brunno Hulk topou o desafio de encarar Gregory de última hora. O atleta debuta na organização diante de sua torcida.
Assim como Gregory Robocop, Thiago Moisés teve adversário escalado de última hora. O atleta, que mediria forças com Guram Kutateladze, será adversário de Melquizael Costa.
Em disputa no peso leve (até 70,3kg.), Moisés tenta o segundo resultado positivo em sequência. Com apresentação recente na LFA, Costa fará sua estreia no Ultimate. Com dois triunfos seguidos, o atleta quer estrear na companhia com o ‘pé direito’.
Destaques no ‘Dana White’s Contender Series’, os irmãos Gabriel e Ismael Bonfim se apresentam no card preliminar.
Atleta dos meio-médios (até 77,1kg.), Gabriel Marretinha, de 25 anos, estreará na companhia diante Mounir Lazzez. O irmão mais velho, Ismael Marreta luta momentos antes, quando encara Terrance McKinney, também em seu debute.
Antiga promessa do Ultimate, Warlley Alves está de volta ao Brasil. Atleta dos meio-médios, o brasileiro busca redenção na carreira e divide o octógono com Nicolas Dalby.
O tupiniquim vem de derrota em confronto contra Jeremiah Wells. Na casa do tupiniquim, o norte-americano quer manter a invencibilidade no Ultimate e chegar à terceira vitória seguida.
Data: 21 de janeiro de 2023
Horário: A partir das 20h (horário de Brasília)
Local: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro, Brasil
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet e Band (card preliminar) pela TV
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Glover Teixeira x Jamahal Hill – Luta pelo cinturão
Peso mosca (até 56,7kg.): Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno – Luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gilbert Durinho x Neil Magny
Peso mosca (até 56,7kg.): Jéssica Bate-Estaca x Lauren Murphy
Peso meio-pesado (até 93kg.): Johnny Walker x Paul Craig
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Mauricio Shogun x Ihor Potieria
Peso médio (até 83,9kg.): Gregory Robocop x Brunno Hulk
Peso leve (até 70,3kg.): Thiago Moisés x Melquizael Costa
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gabriel Marretinha x Mounir Lazzez
Peso pesado (até 120,2kg.): Shamil Abdurakhimov x Jailton Malhadinho
Peso leve (até 70,3kg.): Ismael Marreta x Terrance McKinney
Peso meio-médio (até 77kg.): Warlley Alves x Nicolas Dalby
Peso pena (até 65,7kg.): Josiane Nunes x Zarah Fairn
Peso galo (até 61,2kg.): Luan Lacerda x Cody Stamann
Peso galo (até 61,2kg.): Daniel Marcos x Saimon Oliveira
A Roobet patrocina a cobertura do SUPER LUTAS no UFC 283, evento que marca o retorno do UFC ao Brasil. O evento traz 17 brasileiros escalados e duas disputas de cinturão: Glover Teixeira contra Jahamal Hill e Deiveson Figueiredo diante Brandon Moreno.
Brandon Moreno é embaixador da Roobet e a casa oferece um prêmio extra de US$ 100 mil (cerca de R$518 mil na cotação atual) para quem apostar na luta contra Deiveson Figueiredo. Acesse agora, pois a promoção é válida para apostas feitas antes da luta.
Acesse o site da Roobet, confira o regulamento e Boa sorte!