Na madrugada deste domingo (15), o mundo do MMA foi pego de surpresa com a notícia de que Francis Ngannou não é mais o campeão peso pesado (até 120,2kg) e não faz mais parte do elenco do UFC. A informação foi confirmada por Dana White na coletiva de imprensa realizada após o UFC Las Vegas 67.
Após confirmar a notícia, o presidente do Ultimate discorreu sobre o assunto e disse acreditar que a falta de sucesso na negociação com Francis Ngannou tem a ver com o fato de o camaronês não estar disposto a assumir riscos.
“Chegamos a um ponto, e eu já disse isso para vocês antes, que se você não quer estar aqui, você não precisa estar aqui. Acho que Francis está em uma posição na qual ele não quer assumir muitos riscos. Parece que ele está em uma boa posição, na qual ele poderia enfrentar oponentes inferiores e ganhar mais dinheiro. Então vamos deixar fazê-lo isso, vamos liberá-lo do contrato, abdicar do nosso direito de igualar propostas e ele pode ir para onde quiser e fazer o que quiser”, afirmou Dana White.
Francis Ngannou conquistou o cinturão peso pesado do UFC em março de 2021, quando nocauteou o então campeão Stipe Miocic. O camaronês defendeu o título em apenas uma oportunidade, quando superou Ciryl Gane no UFC 270, em janeiro de 2022.
Sem Ngannou, o cinturão dos pesos pesados será disputado no UFC 285, no dia 4 de março, em duelo entre o ex-campeão interino Ciryl Gane e o ex-campeão meio-pesado (até 93kg) Jon Jones, que retorna ao octógono após três anos afastado.