Senadoras dos EUA pedem ‘remoção imediata’ de Dana White como presidente do UFC após agressão

D. White em entrevista de imprensa pós-evento. Foto: Reprodução/YouTube

A falta de consequências imediatas relacionadas à agressão de Dana White contra a esposa em festa de Réveillon no México por parte da Endeavor, empresa dona do UFC, atraiu a atenção de um grupo de senadoras e vereadoras dos Estados Unidos.

Publicidade

Senadora da Califórnia, Nancy Skinner assinou uma carta aberta em nome de 17 senadoras e 32 deputadas dos Estados Unidos pedindo a Ari Emanuel, CEO da Endeavor, a “remoção imediata” de Dana White do cargo de presidente do UFC.

Veja Também

A carta vem da organização bipartidária California Legislative Women’s Caucus e aponta para uma suposta hipocrisia no silêncio de Ari Emanuel sobre o caso.

Publicidade

Leia a carta na íntegra:

Querido Sr. Emanuel,

Escrevemos com profunda preocupação a respeito do recente e violento vídeo que vimos do presidente do UFC Dana White. Nosso caucus, que é bicameral e bipartidários, é composto por mulheres de todo o estado da Califórnia que estão comprometidas em criar uma vida melhor para mulheres e meninas. Nos preocupamos profundamente com a violência praticada pelos parceiros íntimos e vimos como a violência praticada pelo parceiro afeta a vida das crianças e das famílias. Mais importante ainda, estamos profundamente cientes do impacto de nossas ações na mente dos jovens, que aprendem com o que toleramos e o que condenamos.

Dadas as falas anteriores do Senhor White contra a violência doméstica, acreditamos que a Endeavor e o UFC compartilhavam esse compromisso com segurança, respeito e responsabilidade. Você mesmo escreveu extensivamente sobre a necessidade de falar e agir quando vemos coisas que não estão de acordo com nossos valores.

No entanto, vimos o vídeo do presidente do UFC Dana White, onde ele bate em sua esposa em uma festa de Ano Novo com o punho fechado. Ficamos chocadas. Foi alarmante para dizer o mínimo.

Nos dias desde que o vídeo foi lançado, você permaneceu em silêncio. Seu silêncio contínuo fala muito. Como você escreveu uma vez: ‘Silêncio e inação não são uma opção’.

Nós concordamos – e pedimos que você tome medidas imediatas. Como você, somos pessoas que vivem de acordo com nosso valores.

Nós também somos pessoas de ação. Somos aliados contra a violência, defensores das mulheres e somos pais como você. É por isso que está claro para nós: estamos pedindo a remoção imediata do Sr. White como presidente do UFC.

A cada dia que as ações do Sr. White passam sem punição, seu silêncio se torna mais penetrante e perturbador. Neste ponto, milhares de rapazes, moças e adultos em todo o mundo viram o vídeo do Sr. White batendo em sua esposa. Também vimos seu pedido de desculpas. O que não vimos são as consequências de suas ações.

Como CEO da Endeavor, empresa controladora do UFC, você tem autoridade para decidir quem lidera o UFC, que é uma das ligas esportivas mais assistidas do mundo, com milhões de fãs em todo o mundo. O sr. White não é apenas o rosto do UFC, ele também é o líder que define as expectativas para os atletas. Ele é o líder que explicou nos últimos anos que se posiciona firmemente contra a violência doméstica. Se um atleta cometer violência contra sua parceira, o Sr. White é o líder do UFC que terá que determinar a consequência. Os olhos do mundo estão sobre ele e sobre a Endeavor.

O chefe de uma grande organização esportiva não pode alegar ser pela segurança das mulheres, enquanto um vídeo dele agredindo a esposa continua circulando online sem uma resposta sua. A hipocrisia é impressionante. Já é o suficiente. É hora de remover o Sr. White de seu papel de liderança para permitir que ele e sua parceira obtenham a ajuda de que precisam, lembrando ao mundo o que a Endeavor representa e que a violência contra as mulheres não é uma conduta que você tolera.

Sinceramente,

Nancy Skinner, Presidente
Senadora, 7º Distrito

Cecila Aguiar-Curry, Vice-presidente
Vereadora, 4º distrito

Publicado por
Fernando Keller
Leia mais sobre: Dana WhiteUFC