Após plena ascensão na temporada 2022, Khamzat Chimaev voltou a ser notícia fora do octógono. Em constantes especulações sobre eventual subida aos pesos médios (até 83,9kg.) para encarar Alex Poatan em luta válida pelo título do UFC, o sueco surpreendeu ao exibir grande forma física em registro publicado nas redes sociais.
Chimaev aparenta estar acima do limite estabelecido pela divisão dos meio-médios (até 77kg.) e aumentou especulações sobre um trabalho especial para competir em outra categoria – que não é incomum para o lutador. Ele já atuou em duas oportunidades até 83,9kg. no Ultimate, tendo vencido ambas por nocaute.
A última apresentação de Khamzat na pesagem também escancarou a dificuldade do sueco em bater o peso para competir na categoria liderada por Leon Edwards. No UFC 279, que aconteceu em setembro de 2022, o ‘Borz’ estava escalado para encarar Nate Diaz, mas falhou na balança ao surgir com 80,9kg., e fez com que a organização de Dana White mudasse o rumo para o colocar frente a frente com Kevin Holland, em peso casado. Ele deu show com uma finalização sobre o rival no primeiro round.
Os desafios entre Alex e Khamzat começaram momentos depois da vitória histórica do brasileiro diante de Israel Adesanya. Na ocasião, o paulista protagonizou uma reviravolta histórica, nocauteando o nigeriano e conquistando o título dos médios.
A iniciativa para o confronto foi de Chimaev. Impressionado com a performance de Poatan, o sueco se mostrou disposto a encarar o campeão em sua primeira defesa de título, no UFC Rio, em 21 de janeiro.
O brasileiro, por sua vez, garantiu aceitar o confronto, mas, para não passar por novo corte de peso em prazo curto, sugeriu o embate na divisão de cima. Ele, inclusive, chegou a dizer publicamente que o sueco rejeitou um embate na categoria até 93kg.