A temporada de 2022 se encerrou, mas deixou marcadas na história algumas finalizações históricas. Enquanto a temporada de 2023 não tem início, a equipe do SUPER LUTAS listou as cinco finalizações mais emblemáticas do ano passado nas artes marciais mistas. Confira a lista:
Na abertura do UFC 276, evento realizado em julho, Julija Stoliarenko garantiu um lugar em nossa lista com uma finalização brutal sobre Jessica-Rose-Clark. Em apenas 42 segundos de luta, a lituana quebrou o braço da australiana, que se recusou a dar os três tapinhas.
No quinto evento da temporada regular da PFL, o escocês Steven Ray surpreendeu o ex-campeão peso leve (até 70,3kg) do UFC Anthony Pettis com um raríssimo twister modificado, garantindo a quarta colocação em nossa lista.
Inaugurando o nosso pódio, não poderia faltar a presença brasileira. Na luta principal do UFC Las Vegas 52, evento realizado em abril, a ex-campeã peso palha (até 52,1kg) Jéssica Bate-Estaca finalizou a compatriota Amanda Lemos com um katagatame em pé, finalização inédita na organização.
Para entregarmos a nossa medalha de prata, vamos ao cage circular do Bellator, mais precisamente à edição de número 281 do evento, realizada em maio. No card preliminar, Oliver Enkamp surpreendeu a todos, principalmente ao seu oponente Mark Lemminger com um “Buggy Choke”, movimento raríssimo até mesmo nas competições de jiu-jitsu.
O topo do nosso pódio pertence ao recordista de finalizações da história do Ultimate. Mesmo após perder o cinturão na conturbada pesagem do UFC 274, Charles do Bronx não se deixou abalar e finalizou Justin Gaethje com um mata-leão ainda no primeiro round.