Publicidade

Retrospectiva 2022, parte 3: Estreia do UFC na França, Charles do Bronx destronado e coroação de Alex Poatan

Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya no UFC 281. Foto: Reprodução/Instagram

Os últimos quatro meses de 2022 foram repletos de grandes histórias no MMA mundial. Na terceira, e última, parte da Retrospectiva SUPER LUTAS, vamos abordar os principais momentos que aconteceram entre setembro e dezembro nas principais organizações  de artes marciais mistas ao redor do planeta. Neste período, tivemos a estreia do Ultimate na França, fim do reinado de Charles do Bronx no peso leve (até 70,3kg) e coroação de Alex Poatan diante do seu eterno freguês Israel Adesanya. Relembre.

Publicidade

Veja Também

Primeiro evento do UFC na França

C. Ciryl (esq.) derrotou T. Tuivasa no UFC Paris. Foto: Reprodução/YouTube

Após anos de ‘brigas’ nos bastidores, finalmente o UFC pode realizar um espetáculo na França. Com a liberação do MMA na cidade, a organização tratou de levar o seu octógono para a ‘Cidade Luz’ e fez questão de levar o maior astro francês da atualidade, o ex-campeão interino dos pesados (até 120,2kg) Ciryl Gane. O local escolhido para o histórico evento foi a Accor Arena, em Paris.

Na luta principal do show, Gane correspondeu as expectativas e levantou o público local ao nocautear Tuivasa de forma brutal no terceiro round e se manter próximo de uma nova disputa de cinturão dos pesados. No embate co-principal, o ex-campeão dos médios (até 93kg) Robert Whittaker dominou o italiano Marvin Vettori e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.

Publicidade

UFC 279 – Pancadaria, confusão e mudanças de última hora

K. Chimaev ‘debocha’ após falhar na balança do UFC 279. Foto: Reprodução/Twitter

O caótico UFC 279 entrou para a história da organização, antes mesmo das lutas começarem. Dois dias antes do evento, na coletiva de imprensa, Khamzat Chimaev e Kevin Holland protagonizaram uma briga generalizada nos bastidores da T-Mobile Arena , o que acabou culminando no cancelamento do ‘media day’.

Na véspera do espetáculo, Khamzat Chimaev, maior estrela do evento, falhou na pesagem o que causou uma enorme mudança nas três lutas principais do evento. Dentro do octógono, o prospecto sueco deu mais um show e ‘acertou as contas’ com Kevin Holland vencendo com uma rápida finalização, ainda no primeiro round.

Publicidade

Na última luta de seu contrato com o Ultimate, Nate Diaz, que inicialmente enfrentaria Khamzat Chimaev, acabou ‘dando sorte’ e foi colocado de última hora para enfrentar o também veterano Tony Ferguson. O ‘Bad Boy’ entrou leve no octógono, brincou durante o combate e finalizou o ‘El Cucuy’ no quarto round.

Bellator 286 – Patrício Pitbull segue dominante no peso pena

P. Pitbull (foto) voltou a defender título dos penas no Bellator 286. Foto: Reprodução/Instagram

Após devolver a derrota para AJ McKee e retomar o cinturão dos penas (até 65,7kg), Patrício Pitbull voltou a defender o título e a ratificar o seu nome como maior atleta da história da divisão e do Bellator. Diante do húngaro Adam Borics, o atleta tupiniquim praticamente não foi incomodado durante os 25 minutos de combate e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.

Publicidade

UFC 280 – Fim do reinado de Charles do Bronx

Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram no UFC 280. Foto: Reprodução/Instagram

Após muita provocação nos bastidores, finalmente Charles do Bronx e Islam Makhachev subiram ao octógono para medirem forças e definirem o novo campeão peso leve (até 70,3kg) do Ultimate. Mas o que se viu na luta principal do UFC 280, em Abu Dhabi (EAU), foi um verdadeiro ‘passeio no parque’ do pupilo de Khabib Nurmagomedov.

O que se viu no octógono da Ettihad Arena, foi uma verdadeira imposição do russo desde o soar do gongo. Makhachev dominou o duelo na luta em pé e na luta de solo e quase saiu vitorioso já na primeira parcial. Porém, no segundo round, o pupilo de Khabib desequilibrou Charles e com o brasileiro no solo, encaixou o katagatame e fez o ex-campeão dos leves bater em desistência. O cinturão da divisão mais difícil do MMA mundial tem um novo dono.

UFC 281 – Alex Poatan ‘faz a trinca’ sobre Israel Adesanya

Israel Adesanya e Alex Poatan antes de luta no UFC 281. (Foto:Twitter / @Stylebender)

Com apenas três lutas no Ultimate, Alex Poatan conseguiu o ‘reencontro’ com Israel Adesanya, campeão dos médios (até 83,9kg) e rival que já havia derrotado duas vezes no kickboxing. Beneficiado pelo fato do nigeriano já ter limpado a divisão, o ex-campeão de duas categorias do Glory foi alçado ao posto de desafiante no UFC 281, que foi realizado no 12 de novembro.

O aguardado duelo foi realizado no Madison Square Garden, em Nova York (EUA) e o duelo entrou para a história das grandes reviravoltas do esporte. Após sobreviver a um duro castigo nos rounds iniciais, com direito a uma quase interrupção, Poatan não desistiu em nenhum momento e arrancou um nocaute espetacular nos minutos finais do quinto round. Alex Poatan vencia Israel Adesanya pela terceira vez e conquistava o cinturão do peso médio.

Bellator 288 – Usman Nurmagomedov bate Patricky Pitbull e conquista cinturão dos leves

Usman Nurmagomedov faz chamada com Khabib após vestir cinturão no Bellator. Foto: Reprodução/Twitter

No Bellator 288, que aconteceu no dia 18 de novembro, mais um integrante do clã de Khabib vestiu o cinturão de uma grande organização de MMA. O peso leve Usman Nurmagomedov abusou das quedas e do ground and pound, dominou o brasileiro Patricky Pitbull e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes. O atleta russo está invicto no esporte com um cartel de 16 vitórias consecutivas.

Na luta principal do espetáculo, Vadim Nemkov e Corey Anderson acertaram as contas após o frustrante ‘no contest’ no primeiro duelo. Dessa vez, o lutador russo venceu com tranquilidade na decisão unânime dos juízes e se manteve como campeão dos meio-pesados (até 93kg).

PFL define campeões da temporada 2022

Campeões da PFL na temporada 2022. Foto: Reprodução/Instagram

Com destaque para a categórica vitória de Larissa Pacheco sobre Kayla Harrison, a PFL definiu os seus campeões da temporada 2022 no evento realizado no Hulu Theater at Madison Square Garden, em Nova York (EUA). Ao todo, seis atletas conquistaram o cinturão da organização e levaram para casa o enorme prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$5,2 milhões).

Ante Delija (peso pesado), Rob Wilkinson (meio-pesado), Sadibou Sy (meio-médio), Olivier Aubin-Mercier (peso leve), Brendan Loughnanne (peso pena), e Larissa Pacheco (peso leve feminino) foram os campeões da temporada 2022 da organização.

UFC 282 – ‘Quando Glover perdeu…mas ganhou’

G. Teixeira (foto) disputará o cinturão dos meio-pesados no UFC 283. Foto: Reprodução/Instagram

Mesmo sem subir ao octógono, Glover Teixeira foi o maior vencedor do UFC 282, que aconteceu no dia 10 de dezembro. Inicialmente escalado para enfrentar o campeão Jiri Prochazka em uma aguardada revanche, o brasileiro acabou ficando de fora do card após a lesão do lutador tcheco e toda confusão que alçou Jan Blachowicz x Magomed Ankalaev ao posto de nova luta pelo cinturão.

Porém, após o frustrante empate entre Blachowicz e Ankalaev, Dana White se irritou com o resultado, descartou revanche pelo título e escalou Glover Teixeira x Jamahal Hill pelo cinturão dos meio-pesados no UFC 283, que acontecerá no Rio de Janeiro no dia 21 de janeiro. No fim, Glover foi o grande vencedor da noite na T-Mobile Arena.

Publicado por
Gabriel Fareli
Leia mais sobre: Parte 3Retrospectiva 2022