Um ano é tempo suficiente para tudo mudar quando se trata de MMA. Novos campeões são coroados, promessas se consolidam e grandes nomes entram em decadência. O ranking peso por peso masculino do UFC é reflexo disso. Entre a primeira e a última atualizações do ranking em 2022, todas as posições do top 15 sofreram alterações.
Entre os três primeiros colocados no início do ano, apenas Alexander Volkanovski permaneceu no “pódio”. Mais do que isso, assumiu a liderança da lista, lugar que pertencia ao nigeriano Kamaru Usman, que caiu para quarto após ser destronado por Leon Edwards, novo campeão dos meio-médios (até 77kg) e atual dono da terceira posição peso por peso.
Islam Makhachev, que nem figurava no top 15 no início do ano, foi alavancado ao segundo lugar mais alto da lista após finalizar Charles do Bronx e se tornar o campeão peso leve (até 70,3kg) da organização.
Israel Adesanya, que outrora ocupava a terceira posição do ranking, foi rebaixado ao sexto lugar após perder o cinturão dos médios (até 83,9kg) para o brasileiro Alex Poatan, oitavo colocado na última atualização.
1- Kamaru Usman
2- Alexander Volkanovski
3- Israel Adesanya
4- Francis Ngannou
5- Charles do Bronx
6- Jon Jones
7- Max Holloway
8- Dustin Poirier
9- Stipe Miocic
10- Brandon Moreno
11- Petr Yan
12- Glover Teixeira
13- Robert Whittaker
14- Jan Blachowicz
15- Ciryl Gane
1- Alexander Volkanovski
2- Islam Makhachev
3- Leon Edwards
4- Kamaru Usman
5- Francis Ngannou
6- Israel Adesanya
7- Charles do Bronx
8- Alex Poatan
9- Aljamain Sterling
10- Jiri Prochazka
11- Dustin Poirier
12- Deiveson Figueiredo
13- Jon Jones
14- Max Holloway
15- Brandon Moreno