Após a vitória sobre Gegard Mousasi no UFC Fight Night 36, realizado no último sábado (15) em Jaraguá do Sul (SC), o brasileiro Lyoto Machida subiu para a terceira colocação no ranking de pesos médios do UFC. A nova atualização da listagem, publicada nesta segunda-feira (17), apresentou o brasileiro na vaga antes ocupada por Ronaldo Jacaré – que também venceu no evento, mas acabou caindo para a quarta posição.
Lyoto agora está atrás apenas de Anderson Silva e Vitor Belfort na categoria até 84 kg, além, é claro, do campeão Chris Weidman. Mesmo derrotado na noite, Gegard Mousasi, adversário de Lyoto, também estreou na classificação da divisão de médios na décima segunda posição. Francis Carmont, que foi superado por Ronaldo Jacaré, caiu para a nona posição, cedendo o oitavo posto para o norte-americano Tim Kennedy.
Outra importante alteração na mais recente atualização, diz respeito ao ranking peso por peso. Na listagem independente da categoria dos atletas, o brasileiro Renan Barão subiu uma posição e agora é o terceiro colocado, atrás apenas de José Aldo e Jon Jones. Barão já havia ganhado duas posições há algumas semanas, após o UFC 169 – quando derrotou Urijah Faber e manteve o título dos galos. Outro brasileiro que também ganhou uma posição sem lutar foi Maurício Shogun. O curitibano ganhou a sexta colocação entre os meio-pesados de Dan Henderson, seu adversário no dia 23 de março, no UFC em Natal.