A menos de um mês para o primeiro card de 2023, dia 14 de janeiro, Shavkat Rakhmonov foi surpreendido com o recado que a sua luta contra Geoff Neal havia caído, após uma contusão do norte-americano. Mas não demorou muito para que um lutador se oferecesse ao combate. Bryan Barberena, que não pertence ao top 15 da divisão dos meio-médios (até 77,1kg.) usou sua conta no Twitter para desafiar a promessa da categoria.
“Neal está fora. Já quiseram que nós lutássemos em cima da hora em outra época também. Eu sei que ninguém quer te enfrentar, mas dane-se, vamos fazer isso acontecer no peso combinado. Te vejo lá”, disparou o lutador.
É normal que desafios e provocações como essas sejam feitas entre os lutadores, através das redes sociais. Mas para a surpresa da grande maioria dos fãs de MMA, o top dez dos meio-médios acabou aceitando o confronto, que na teoria, apenas o manteria ativo, sem subir posições no ranking, em caso de vitória.
“Por que não? Vamos fazer isso pelos fãs”, respondeu Shavkat.
Até o momento, nada foi anunciado oficialmente pelo UFC. A luta entre Rakhmonov e Neal estava programada para ser a penúltima do card.
Invicto na carreira, o cazaquistanês estreou na organização em 2020 e desde lá acumulou vitórias sobre Alex ‘Cowboy’ Oliveira, Michel Prazeres, Carlston Harris e em seu último combate finalizou Neil Magny.
Bryan Barberena, que é conhecido por oferecer lutas emocionantes, vem de derrota para Rafael dos Anjos, onde foi finalizado em dezembro via mata-leão. Antes do confronto, o norte-americano vinha de três triunfos consecutivos.