Desde que chegou ao UFC, há mais de cinco anos, Paulo Borrachinha sempre chamou atenção por conta de seu porte físico, levantando inclusive suspeitas a respeito do possível uso de substâncias proibidas. Tais suspeitas levaram o lutaor a “surfar na onda” e viralizar nas redes com o “Secret Juice”, uma garrafa de plástico com um “suco secreto” que sempre acompanha o brasileiro em seus compromissos.
Especialista no assunto, o YouTuber Derek, do canal “More Plates More Dates”, afirmou acreditar, durante participação no podcast de Joe Rogan, que as brincadeiras de Borrachinha têm um fundo de verdade e que o brasileiro já fez uso de esteroides.
“De todas as pessoas que não passam no teste de olho, ele definitivamente é uma dessas pessoas. Mas eu não vou me resumir a isso. Ele (Borrachinha) poderia ser um indivíduo hiper atípico, com certeza, e eu não gostaria de dizer uma declaração definitiva, mas acho altamente provável que ele tenha feito certas coisas. Até quando ele entrou no The Ultimate Fighter, ele se autoproclamou fisiculturista no Brasil e o físico dele representava muito do que você espera de um fisiculturista. Obviamente, ele era um novato na época. Mas, além de mim, outros especialistas altamente respeitados acreditam que ele tenha feito uso de esteroides ou outras coisas”, disse Derek.
Apesar das diversas suspeitas e acusações, Paulo Borrachinha nunca foi flagrado em nenhum exame da USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos). Desde que chegou ao Ultimate, em 2017, o brasileiro foi o lutador mais testado até o momento, com 97 exames, sendo pelo menos 20 em 2022.