Brandon Moreno está se preparando para recuperar o cinturão dos pesos moscas (até 56,7kg.). O mexicano tem se dedicado na reta final da preparação para a tetralogia contra Deiveson Figueiredo no UFC 283, evento marcado para o Rio de Janeiro, em 21 de janeiro. No que depender de seu treinador de jiu-jitsu, Hector Vasquez, o lutador não será prejudicado pelas polêmicas do ‘mentor’ James Krause com as casas de apostas e vai apresentar sua melhor versão no confronto.
“Brandon não se envolve com essas coisas e nós tentamos manter tudo isso de fora. Ele tem um espírito forte e é isso que as pessoas não notam. Não há nada que vai entrar em seu caminho. Ele vai lutar e dar um jeito. Com tudo isso, ele ainda segue com a cara séria, em uma segunda-feira e diz: ‘Vamos lá’. Como eu disse, vocês vão ver o melhor Brandon Moreno da vida”, disse Vasquez no ‘MMA Junkie’.
Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno se enfrentaram pela primeira vez em dezembro de 2020. Na ocasião, o duelo terminou empatado e o cinturão permaneceu com o brasileiro. Em junho de 2021, os dois voltaram a se enfrentar e Brandon Moreno conseguiu a vitória por finalização no segundo round, se tornando o primeiro lutador nascido no México a conquistar um cinturão do Ultimate.
A trilogia aconteceu em janeiro deste ano, no UFC 270. Em uma ótima luta, Deiveson saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes, recuperou o título e deixou o placar contra o mexicano igualado, com uma vitória para cada lado e um empate.
Além de servir como desempate, a quarta luta entre os dois marca a unificação dos cinturões do peso mosca, já que Brandon Moreno se tornou campeão interino ao nocautear Kai Kara-France em julho deste ano.