A organização do Ultimate anunciou, na noite desta terça-feira (11), uma drástica mudança a sua estrutura de premiações pós-eventos. Em nota divulgada em seu site oficial, o UFC comunicou que não oferecerá os bônus de “Luta da noite” e “Finalização da noite”, que darão lugar a um novo sistema de gratificação, baseado no desempenho dos lutadores na noite. As mudanças já passam a valer a partir do UFC Fight Night 36, no próximo sábado (15), em Jaraguá do Sul (SC).
Entre os bônus já conhecidos, apenas o de “Luta da noite” seguirá sendo entregue pela Ultimate, com o valor mantido em US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil). Os outros dois prêmios do evento, avaliados no mesmo montante, serão entregues aos dois lutadores que tiverem o melhor desempenho individual. A nova bonificação passa a ser conhecida como “Performance da noite”.
O UFC começou a oferecer um prêmio em dinheiro aos atletas pela melhor luta, finalização e nocaute da noite em 2006, no UFC Fight Night 3. Os recordistas em bônus na história da organização são o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Joe Lauzon, premiados 12 vezes cada. Se forem levadas em conta também as bonificações concedidas no extinto WEC, também controlado pela Zuffa, o “Cowboy” Donald Cerrone passa a liderar o quesito, com 13 conquistas.