Fãs brasileiros realizam sonho e se encontram com Chael Sonnen em São Paulo

Sonnen (ao centro) e sua equipe se encontram com fãs em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal

Sonnen (ao centro) e sua equipe se encontram com fãs em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal

Imagine você, em outubro de 2010, ser brasileiro e fã de Chael Sonnen, norte-americano em rota de colisão com Anderson Silva e diversas declarações polêmicas contra o Spider e o Brasil na bagagem. A inusitada posição, contrária à maioria dos torcedores de MMA do país, demandou união daqueles que se mantinham fiéis ao “American Gangster”. Foi assim que surgiu o “FC Chael Sonnen”, fundado pela bibliotecária Luciana Tavares, e que rapidamente ganhou mais membros. Uma das primeiras a se juntar ao fã-clube foi a analista de comércio exterior Val Carnaval. Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, a paulistana lembrou que, nos primórdios do grupo, a antipatia por Anderson Silva era quase proporcional à admiração por Sonnen, mas que depois o ex-campeão dos médios acabou esquecido.

Publicidade

“Em principio o FC Chael Sonnen foi criado por admiração ao Chael Sonnen e um pouco por antipatia ao Anderson Silva. Mas logo essa coisa do Anderson se tornou irrelevante, já que quanto mais conhecíamos o Chael, mais o admirávamos. Nunca nos incomodamos com suas declarações sobre o Brasil, pois temos inteligência suficiente pra entender que tudo aquilo sempre foi só marketing. No inicio ele exagerou e errou na mão algumas vezes sim, mas foi sempre e nada mais que marketing”, disse Val, que define o o grupo como uma forma de centralizar as informações sobre o lutador e evita o rótulo de fã-clube que possa se associar ao já conhecido estereótipo de aficionados por astros teen, por exemplo.

Certamente, muitos fãs se animaram com o anúncio de que Chael Sonnen seria um dos treinadores do The Ultimate Fighter Brasil 3, ao lado de Wanderlei Silva, e que por isso estaria no Brasil para as gravações do reality show. Diante da informação, a presidente Luciana tratou de tentar marcar um encontro com o ídolo, mas sem sucesso inicialmente. Porém, nem mesmo o admirador mais deslumbrado poderia imaginar que o esforço para promover uma reunião com seus fãs partiria do próprio Sonnen. Segundo Val, foi o próprio lutador que tomou a iniciativa do encontro realizado no último fim de semana em São Paulo. “Foi o próprio Sonnen quem pediu para assessoria do UFC que providenciasse e fizesse o encontro acontecer. Somos um grupo de quase 1.500 pessoas (no fã-clube), mas infelizmente somente dez puderam estar presentes, esta foi uma condição da assessoria. Além de nós fãs e do Chael, estavam presentes os treinadores de seu time: Scott (McQuary), Jamie (Huey), Clayton (Hires), Vinny Pezão e um tradutor”, afirmou.

Publicidade

Sobre o encontro, a analista de comércio exterior foi só elogios, à equipe e – é claro – ao ídolo. “Foram todos muito solícitos e acho até que se divertiram mais que nós. Eles ficaram muito a vontade o tempo todo. Conversaram, brincaram, riram, pediam a gente para tirar fotos e até se emocionaram com presentes que levamos para eles, mesmo sendo lembranças simples. Não houve tietagem exagerada, foi tudo muito tranquilo. Em momento algum o Chael vestiu seu personagem, aquilo definitivamente é somente para vender lutas. Ao conhecê-lo pessoalmente, apenas nos certificamos do que já sabíamos: Chael é absurdamente atencioso, simplório e simpático. É impossível não amá-lo. Até o Sidney Magal encontramos por lá. Ele foi fazer uma visita surpresa ao Vinny (Pezão, seu irmão), o que tornou o encontro ainda mais hilário”, revelou.

Por fim, perguntada se há planos do FC Chael Sonnen para comparecer a Las Vegas em maio, quando o norte-americano enfrenta Wanderlei Silva no UFC 173, Val Carnaval lamentou a realização do combate nos Estados Unidos e expôs um dilema pessoal. “Infelizmente não há planos para irmos a Las Vegas e ficamos tristes pela luta não ser aqui. Todos gostaríamos muito de assistir uma luta do Chael ao vivo, mas temos nossas vidas pessoais – às quais não podemos deixar de lado pelo ídolo. Alguns de nós também admiram o Wand, que além de ser um mito das artes marciais mistas também é uma grande figura. Eu sou uma destas pessoas, por isso devo sofrer um pouquinho no dia da luta (risos)”, concluiu.

Publicidade

Confira abaixo algumas fotos do encontro de Chael Sonnen e seu fã-clube em São Paulo:

O fã Matheus, único menor de idade no encontro, acompanhado da equipe de Sonnen. Foto: Arquivo Pessoal

 

Publicidade

 

Luciana, presidente do FC Chael Sonnen, conversa com o ídolo. Foto: Arquivo Pessoal

 

Val Carnaval, nossa entrevistada, ao lado de Sonnen. Foto: Arquivo Pessoal

 

Sonnen conseguiu uma “finalização” durante o encontro. Foto: Arquivo Pessoal

 

Norte-americano autografa algumas camisas do FC Chael Sonnen. Foto: Arquivo Pessoal

Publicado por
Lucas Carrano
Leia mais sobre: Chael Sonnen