Um dos recordistas de defesas de cinturão do peso leve (até 70,3kg) do UFC, Khabib Nurmagomedov tem convicção de que seu pupilo Islam Makhachev, atual campeão da divisão, quebrará seu recorde em breve.
Em entrevista ao canal “Red Corner MMA”, a lenda russa disse acreditar que Makhachev terá “cinco ou seis” defesas de cinturão na divisão dos leves antes do fim de seu auge.
“Acho que ele precisa de pelo menos cinco. Talvez seis. Seria o ideal. Seis defesas, são seis lutas e três anos. Então é possível que o esporte o deixe, porque ninguém pode permanecer no topo para sempre. Do jeito que o Todo-Poderoso criou o homem, primeiro ele fica forte, depois fraco. Ele é jovem, depois é velho. Sabendo disso, o objetivo é de cinco a seis defesas”, apontou Khabib.
Islam Makhachev não foi o único campeão russo a ser coroado em 2022. Primo de Khabib, Usman Nurmagomedov conquistou o título dos leves do Bellator ao superar Patricky Pitbull no Bellator 288, em novembro. Para Khabib, o sucesso dos russos no MMA mundial é parte do plano de seu pai, Abdulmanap Nurmagomedov, falecido em 2020.
“Meu pai sempre disse isso. Tínhamos os melhores pesos leves na Rússia por 15 anos, profissional e amador. Nos últimos anos, chegamos ao nível mundial. Primeiro eu venci, depois Islam, então Usman (Nurmagomedov). Agora eles defenderão seus títulos. Eles têm uma concorrência séria. Vamos manter esses cinturões por cinco ou seis anos. Veja minha entrevista de 2013. Eu disse que a Rússia teria um monte de cinturões em cinco ou seis anos. Naquele momento não parecia real. Podemos ter novos campeões a qualquer momento. Petr Yan foi campeão, Zabit (Magomedsharipov) esteve perto, Askar Askarov esteve perto, Sergei Pavlovich está perto. Muitos caras se tornaram campeões e outros podem se tornar no futuro. Acho que os lutadores de MMA russos vão dominar completamente em alguns anos”, finalizou.