Com rival escalado de última hora para o UFC 282, realizado neste sábado (10), em Las Vegas (EUA), Santiago Ponzinibbio foi ‘do inferno ao céu’ no octógono. Adversário de Alex Morono, substituto do lesionado Robbie Lawler, o meio-médio (até 77,1kg.) mostrou a raça argentina e superou adversidades nos assaltos iniciais. Após sustos, o combatente chegou à vitória com um duro nocaute no terceiro round.
Com o resultado, Santiago respira aliviado na organização. Antes de subir no octógono no fim de semana, o ‘Argentino Gente Boa’ somava três derrotas nas últimas cinco apresentações.
Escalado de última hora para o espetáculo, Alex Morono teve bons momentos, mas acabou sucumbindo à agressividade e contundência de Ponzinibbio. O revés faz com que o lutador tenha encerrada uma sequência de quatro triunfos.
O confronto começou com os atletas trocando jabs no centro do octógono e buscando encontrar a melhor distância. Com um minuto passado, Morono lançou um direto, atuando na longa distância. Alex passou a ser mais agressivo e contundia o argentino com golpes na cabeça. Ponzinibbio encontrava dificuldades com a distância e lançava ataques no vazio. No minuto final, Santiago foi surpreendido com um cruzado do rival no contragolpe e caiu. Alex tentou liquidar a fatura, mas não havia mais tempo.
No segundo round, o primeiro ataque foi de Ponzinibbio, com um jab. O argentino seguia pontuando com ataques n tronco do adversário, mas Morono seguia caminhando para frente. Perto da metade do assalto, o argentino voltou a cair com um direto limpo no rosto aplicado pelo oponente. Santiago se levantou e respondeu com um cruzado, que passou no vazio. Quase no minuto final, Ponzinibbio surpreendeu o adversário com um overhand, mas Alex não se abalou. A etapa acabou com os atletas ensaiando uma trocação franca.
O último assalto começou com Santiago lançando o primeiro golpe, com um jab. O argentino combinava ataques nas penas e cabeça do rival, mas Morono caminhava em direção a Ponzinibbio. Com pouco mais de um minuto de luta, Santiago balançou com um ataque do rival e circulava pelo octógono para tentar se recuperar. Na metade da etapa, Ponzinibbio chocou ao encaixar uma direita, que abalou Morono. Alex caiu e, percebendo a condição do combatente, o árbitro interrompeu a batalha.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93kg):Magomed Ankalaev e Jan Blachowicz terminaram empatados na decisão dividida dos juízes (47-48, 48-46, 47-47) – Luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3kg): Paddy Pimblett derrotou Jared Gordon na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso casado (até 81,6kg): Santiago Ponzinibbio derrotou Alex Morono por nocaute técnico a 2m29s do R3
Peso médio (até 83,9kg): Dricus Du Plessis finalizou Darren Till com um mata-leão a 2m43s do R3
Peso pena (até 65,7kg): Ilia Topuria finalizou Bryce Mitchell com um katagatame a 3m10s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso galo (até 61,2kg): Raul Rosas Jr finalizou Jay Perrin com um mata-leão a 2m44s do R1
Peso pesado (até 120,2kg): Jairzinho Rozenstruik derrotou Chris Daukaus por nocaute aos 23s do R1
Peso médio (até 83,9kg): Edmen Shahbazyan derrotou Dalcha Lungiambula por nocaute técnico (socos) aos 4m41s do R2
Peso médio (até 83,9kg): Chris Curtis derrotou Joaquin Buckley por nocaute técnico (socos) aos 2m49s do R2
Peso pena (até 65,7kg): Billy Quarantillo derrotou Alexander Hernandez por nocaute técnico (socos) aos 4m30s do R2
Peso pena (até 65,7kg): TJ Brown derrotou Erik Silva por finalização (triângulo de mão) aos 3m41s do R3
Peso galo (até 61,2kg): Cameron Saaiman derrotou Steven Koslow por nocaute técnico aos 4m13s do R3