Resultado polêmico. A divisão dos meio-pesados (até 93kg.) segue sem um campeão após o UFC 282, realizado neste sábado (10), em Las Vegas (EUA). Após cinco rounds de disputa entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev, o confronto terminou empatado na decisão dividida dos juízes. O resultado gerou indignação por tanto por parte do russo, quanto do polonês, que chegou a reconhecer o rival como merecedor do título.
Com o desfecho, a categoria continua sem um representante no trono. Inicialmente, o espetáculo teria Jiri Prochazka em defesa de cinturão contra Glover Teixeira. Uma grave lesão do tcheco, porém, fez com que o lutador abrisse mão do título e deixasse o espetáculo.
Veja Também
Visivelmente decepcionado após o resultado oficial, Ankalaev garantiu ser o novo campeão do grupo. Além do resultado controverso, o russo teve encerrada uma sequência de nove vitórias seguidas.
Destaque do evento, Blachowicz mostrou espírito esportivo e foi ao microfone sugerindo que o cinturão fosse dado a Magomed. Abatido por sua performance, o polonês perdeu a oportunidade de reassumir o topo absoluto do grupo, posição perdida no confronto contra Glover Teixeira em 2021.
Na caça do cinturão
O confronto começou com Blachowicz tomando a iniciativa com um chute baixo. Na base de canhoto, o russo respondeu com um jab. Ainda no primeiro minuto, o polonês agrediu o rival com um direto, seguido de um chute no tronco. Com quase dois minutos, Magomed começou a se soltar e apostava no contragolpe, chegando a balançar o oponente com um cruzado. Nos segundos finais, os atletas trocaram chutes próximos às grades, mas não havia mais tempo.
No segundo round, Blachowicz tomou a iniciativa com um chute baixo, mas recebeu a resposta na mesma moeda. No primeiro minuto, Jan surpreendeu Ankalaev com um uppercut, mas o russo não balançou. Magomed economizava nos ataques e aguardava as ações do rival para atuar no contragolpe. Restando dois minutos, Ankalaev encaixou um direto de esquerda limpo no rosto do oponente. Blachowicz respondeu com um chute baixo, que fez o adversário mancar. Jan voltou a chutar e, novamente, o russo acusou o ataque, partindo para o clinch na sequência. Nos segundos finais, os lutadores ensaiaram uma trocação franca e, na sequência, o russo partiu para a luta agarrada, até que o cronômetro zerou.
O terceiro round começou com Jan golpeando a perna do oponente. Ankalaev continuava acusando as investidas e tentava proteger suas bases. O polonês insistia na estratégia e tentava encerrar a batalha. Com um minuto decorrido, Ankalaev atingiu Jan com um cruzado limpo, mas o ex-campeão não balançou. Na metade do round, Magomed sentiu a outra perna, acusando os seguidos ataques de Blachowicz. Em desvantagem na trocação, o russo partiu para a luta agarrada e passou a pressionar o oponente contra as grades. Perto do minuto final, Jan conseguiu se desvencilhar e o embate passou a ser disputado no centro do octógono. Quase no fim da etapa, Ankalaev voltou a encurtar e conseguiu derrubar o polonês, mas não havia mais tempo.
No quarto assalto, Ankalaev partiu para a trocação franca nos segundos iniciais. Na sequência, o russo encurtou e pressionava o adversário contra as grades. Com quase dois minutos, Magomed conseguiu a desejada queda e caiu em posição de vantagem. Por cima, Ankalaev golpeava no ground and pound, enquanto Jan se protegia. Na metade da etapa, o russo tentava chegar às costas e ensaiava uma finalização. A etapa acabou com o russo de pé, chutando as pernas de Blachowicz, no chão.
O último round começou com uma pressão de Magomed, que desequilibrou o polonês nos segundos iniciais. Blachowicz acabou caindo e, por cima, o russo voltou a atacar no ground and pound. Por baixo, Já fazia força, mas não conseguia ficar de pé. Ankalaev seguia a estratégia e continuava a anular o oponente. Magomed passou a lançar socos e cotoveladas na cabeça do polonês. A situação era crítica para o ex-campeão, que continuava indefeso às investidas do oponente. No minuto final, a vantagem seguia com o russo, que não dava espaço ao rival. A luta acabou com Ankalaev ‘martelando’ no ground and pound.
Resultados do UFC 282
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93kg):Magomed Ankalaev e Jan Blachowicz terminaram empatados na decisão dividida dos juízes (47-48, 48-46, 47-47) – Luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3kg): Paddy Pimblett derrotou Jared Gordon na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso casado (até 81,6kg): Santiago Ponzinibbio derrotou Alex Morono por nocaute técnico a 2m29s do R3
Peso médio (até 83,9kg): Dricus Du Plessis finalizou Darren Till com um mata-leão a 2m43s do R3
Peso pena (até 65,7kg): Ilia Topuria finalizou Bryce Mitchell com um katagatame a 3m10s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso galo (até 61,2kg): Raul Rosas Jr finalizou Jay Perrin com um mata-leão a 2m44s do R1
Peso pesado (até 120,2kg): Jairzinho Rozenstruik derrotou Chris Daukaus por nocaute aos 23s do R1
Peso médio (até 83,9kg): Edmen Shahbazyan derrotou Dalcha Lungiambula por nocaute técnico (socos) aos 4m41s do R2
Peso médio (até 83,9kg): Chris Curtis derrotou Joaquin Buckley por nocaute técnico (socos) aos 2m49s do R2
Peso pena (até 65,7kg): Billy Quarantillo derrotou Alexander Hernandez por nocaute técnico (socos) aos 4m30s do R2
Peso pena (até 65,7kg): TJ Brown derrotou Erik Silva por finalização (triângulo de mão) aos 3m41s do R3
Peso galo (até 61,2kg): Cameron Saaiman derrotou Steven Koslow por nocaute técnico aos 4m13s do R3
Você precisa fazer login para comentar.