O presidente do UFC, Dana White, está satisfeito com o atual momento da categoria dos médios, que conta com lutadores com peso até 84 kg. Chris Weidman, coroado campeão da categoria em julho de 2013 após bater Anderson Silva, fará sua segunda defesa de cinturão contra Vitor Belfort, que é o primeiro colocado de uma longa fila de atletas que aguardam a oportunidade de disputar o título.
“Claro que Chris Weidman teve desempenhos incríveis em suas duas lutas contra Anderson Silva e é o novo campeão, mas o que deixa a categoria tão interessante é que temos muita gente na espera. Temos Vitor Belfort, [Ronaldo] Jacaré Souza, temos Lyoto Machida, e a lista continua com todos esses caras duros”, disse o dirigente, em entrevista à televisão norte-americana Fox Sports. “E, não vamos nos esquecer, Anderson Silva pode voltar em um ano e ele ainda é o desafiante número um do mundo. Então, essa categoria nunca esteve tão empolgante quanto agora.”
No próximo dia 15, em Jaraguá do Sul, o UFC Fight Night 36 terá duas lutas importantes para a categoria dos médios. Lyoto Machida, quarto colocado no ranking oficial da organização, enfrenta Gegard Mousasi, enquanto que Ronaldo Jacaré, o terceiro, terá pela frente Francis Carmont, o oitavo.
De acordo com White, Machida poderá conquistar o direito de disputar o cinturão caso vença Mousasi de maneira convincente. Em sua estreia na categoria, em outubro do ano passado, o brasileiro nocauteou Mark Muñoz ainda no primeiro round. “A luta entre Vitor Belfort e Chris Weidman vai acontecer primeiro, mas, sim, se Machida vencer, ele possivelmente será o próximo da fila a lutar pelo título”, disse o presidente.