Prestes a se enfrentarem nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA, na tarde desta segunda-feira (5), Brasil e Coreia do Sul possuem um retrospecto interessante de confrontos diretos no MMA. Pensando nisso, a equipe do SUPER LUTAS apurou a lista dos principais duelos entre brasileiros e sul-coreanos em alguns dos grandes eventos do mundo: UFC, ONE Championship e RIZIN FF.
Em 22 duelos apurados pelo SUPER LUTAS, o Brasil leva ampla vantagem em relação à Coreia do Sul, com 15 vitórias, sete derrotas e um empate. Veja abaixo os principais duelos entre brasileiros e sul-coreanos:
Em agosto de 2013, José Aldo defendeu o título dos penas (até 65,7kg) contra Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, na luta principal do UFC 163, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. O brasileiro explorou uma lesão no ombro do sul-coreano e conseguiu o nocaute técnico no quarto assalto para chegar à quinta defesa do cinturão.
Seis anos depois, em junho de 2019, o “Zumbi Coreano” deu o troco no Brasil ao nocautear Renato Moicano com menos de um minuto da luta principal do UFC Greenvile, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Maior campeão mundial no jiu-jitsu, com 13 títulos, Marcus Buchecha enfrentou Kang Ji-Won em sua segunda luta no MMA profissional, no ONE Championship: Winter Warriors, em dezembro de 2021. O brasileiro colocou as credenciais da arte suave em jogo e finalizou a luta com um mata-leão no primeiro round.
– Jun-Yong Park perdeu para Gregory Robocop
– Chang Sung Jung perdeu para José Aldo e ganhou de Renato Moicano.
– Doo-ho Choi ganhou de Thiago Tavares.
– Kyung-ho Kang perdeu para Rani Yahya e Ricardo Carcacinha.
– Ji Yeon Kim perdeu para Priscila Pedrita.
Kang Ji-won perdeu para Marcus Buchecha
Jin Tae-ho perdeu para Valmir Junior.
Dae-sung Park perdeu para Abraão Amorim.
Rae Yoon Ok perdeu para Tom Santos.
Kwon Won Il venceu Bruno Pucci, perdeu para Fabrício Andrade.
Kim Jae-woong venceu Rafael Nunes
Dae-hwan Kim perdeu para Bibiano Fernandes
Woo Sung-hoon perdeu para Windson Ramos.
Soo-chul Kim (3-3-1): venceu Leandro Issa, Wagner Galeto e Maike Linhares Galvão, perdeu para Leandro Issa, Gustavo Falciroli e Bibiano Fernandes, e empatou com Marlon Sandro.