Mesmo apresentando dificuldades para bater o peso da categoria dos moscas, John Lineker não mudará de categoria dentro do UFC. É o que garantiu seu empresário, Alex Davis, em entrevista ao site norte-americano MMA Fighting.
No último fim de semana, no UFC 169, Lineker por pouco não deixou de atingir o peso máximo da categoria. Mesmo que sua luta não valesse o cinturão, e, portanto, já tivesse uma libra (0,45 kg) de tolerância, o paranaense só conseguiu atingir os 57,1 kg na segunda tentativa, uma hora após a pesagem oficial. Em lutas válidas pelo título dos moscas, o limite é de 56,7 kg.
Em outras três oportunidades no UFC, Lineker falhou em atingir o peso: contra Louis Gaudinot, José Maria “Sem Chance” e Phil Harris. Apesar do atribulado histórico do lutador com a balança, Davis descarta a chance de Lineker passar a lutar nos galos – categoria na qual o limite é de 61,2 kg.
“Ele não é um peso galo, ele é um peso mosca. Corrigiremos os problemas e faremos com que ele bata o peso. Imagine Lineker lutando com um cara do tamanho de Renan Barão. Não faz sentido. Os caras da categoria de cima são bem maiores que ele. Ele é um peso mosca, e precisamos corrigir esses problemas com o peso”, disse o empresário, que ainda se mostrou confuso com a mais recente dificuldade do lutador.
“Ele viajou para os Estados Unidos mais leve do que estava em suas lutas anteriores, mas ele simplesmente congelou durante o corte final. Nós não sabemos o que acontece. Ele pensa que não vai bater o peso e seu corpo para de suar. Fizemos de tudo e ele conseguiu perder a última libra”, afirmou Davis, que, ainda assim, aposta nas possibilidades de Lineker se tornar campeão da categoria.
“Ele consegue bater 56,7 kg. Ele não desidrata para chegar a 57,1 kg. Tenho certeza de que ele baterá o peso e que ele será campeão um dia. Demetrious Johnson, Ali Bagautinov, John Dodson… Esses caras são ótimos lutadores, mas Lineker é especial. Ele é muito talentoso e tem apenas 23 anos de idade”, encerrou o empresário.
No UFC 169, Lineker foi dominado por Ali Bagautinov e perdeu o combate na decisão dos juízes. Em seis combates no UFC, o paranaense de Paranaguá tem quatro vitórias e duas derrotas.