John Lineker teve sua sequência de quatro vitórias na categoria dos moscas do UFC quebrada neste sábado (1º de fevereiro), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O brasileiro não conseguiu evitar com sucesso o jogo de quedas de Ali Bagautinov e foi derrotado na decisão unânime dos juízes na segunda luta do card principal do UFC 169.
Nos segundos iniciais de luta, Lineker tentou encurralar o rival e utilizar sua pesada mão direita, mas foi quedado. Bagautinov trabalhava o ground-and-pound, embora sem grande efetividade. Quando levantou, o russo deu a oportunidade de Lineker tentar uma chave de calcanhar, que foi defendida. Depois, foi a vez de Bagautinov tentar o golpe, também sem sucesso. O combate, então, voltou à trocação.
Quando Lineker tentou uma joelhada, Bagautinov o quedou novamente, desta vez caindo com a guarda passada. Lineker repôs a meia-guarda, mas ficou exposto aos ataques do russo. O brasileiro tentou uma kimura, mas não conseguiu soltar o braço de Bagautinov a tempo no round.
O segundo período começou novamente com Lineker tentando cercar Bagautinov, que buscava, sem sucesso, quedar o brasileiro. Lineker procurava a trocação, e Bagautinov respondia à altura. Nos segundos finais houve uma troca mais franca, embora sem nenhum golpe com mais eficiência.
No minuto inicial do terceiro round, Bagautinov conseguiu levar Lineker para baixo e estabilizar a posição. Em seguida, tentou partir para a montada, mas deu a chance de Lineker tentar uma kimura. Enquanto defendia, Bagautinov aplicava cotoveladas nas costelas do brasileiro. Lineker se levantou por alguns instantes, mas foi levado para o chão novamente. O brasileiro usou a grade para se levantar, retornando à trocação. Bagautinov, evitando a luta em pé, se jogou nas pernas de Lineker e conseguiu nova queda. Lineker, então, tentou mais uma chave de calcanhar nos segundos finais, mas Bagautinov, com a posição defendida, debochou.
Os três juízes viram vitória de Bagautinov por dois rounds a um, dando ao russo sua terceira vitória consecutiva no UFC. Agora, ele tem um cartel de 13 vitórias e duas derrotas no MMA profissional. Já Lineker perdeu pela segunda vez na organização, já que havia sido batido por Louis Gaudinot em sua estreia, em 2012.
Overeem espanta a má fase e afunda Mir em luta morna
Na “luta dos desesperados” da noite, Alistair Overeem dominou Frank Mir por todos os 15 minutos do combate e se recuperou da recente campanha negativa dentro do UFC.
Com dois minutos atividade, os lutadores estavam no clinche quando Overeem acertou uma potente joelhada no rosto de Mir, que caiu. O holandês partiu para cima a fim de encerrar a luta, embora sem o mesmo ímpeto que costuma apresentar. Mir, então, conseguiu se levantar, buscou o clinche e partiu para uma chave de tornozelo, sem sucesso. A luta ficou no chão até o fim do round, com Overeem trabalhando timidamente com golpes na guarda.
No segundo round, Mir buscava novamente o clinche, embora sem conseguir levar Overeem ao chão. Pouco depois, porém, o norte-americano teve sucesso, indo imediatamente para uma guilhotina. O golpe parecia ajustado, mas Overeem escapou. O holandês novamente trabalhou com golpes na guarda, enquanto Mir parecia passivo. Quando ele tentou uma chave de braço, Overeem se levantou, retornando à trocação. No entanto, não havia mais tempo para nada no segundo round.
Nos cinco minutos finais, Mir puxou a luta para a guarda, embora Overeem rapidamente se levantou. O norte-americano insistia em levar o combate para o solo, sendo que o holandês, dessa vez, aceitou. Overeem passou a trabalhar socos e cotoveladas no ground-and-pound, e Mir pouco fazia para reagir. Com um minuto para o fim da luta, Overeem levantou, buscando novamente a trocação. Mir, ensanguentado, pouco fazia, enquanto que o holandês chamava o rival para a luta.
Assim, Overeem conquistou a vitória na pontuação dos juízes, sendo considerado o vencedor em todos os rounds. Ele se recupera das derrotas sofridas para Antonio Pezão e Travis Browne, enquanto que Mir acumulou sua quarta derrota em sequência – antes, ele havia perdido para Junior Cigano, Daniel Cormier e Josh Barnett.
Em luta histórica, Trujillo nocauteia Varner abertura do card principal
O card principal do UFC 169 não poderia ter começado da melhor forma. Abel Trujillo e Jamie Varner protagonizaram um dos combates mais intensos vistos na história recente do UFC, repleto de reviravoltas e com um final que fez jus às expectativas.
A luta começou com trocação intensa de imediato, embora muitos golpes passassem no vazio. No entanto, a impressão já era a de que, pela primeira vez na noite, não haveria a necessidade da pontuação dos juízes.
Com dois minutos de ação, Trujillo tentou levar a luta para baixo, mas Varner inverteu a posição e caiu por cima. Ele pegou as costas de Trujillo, tentando, em seguida, um estrangulamento. Trujillo fazia sinal com as mãos de que estava bem, o que fez com que Varner desistisse da posição. Trujillo conseguiu levantar, e, querendo descontar o prejuízo, partiu para cima de Varner, levantando a torcida.
O segundo round também começou com forte ritmo. Após instantes de trocação, Trujillo sentiu os golpes de Varner, quase indo à lona. Porém, quando partia para encerrar o combate, Varner teve um instante de afobação, baixou a guarda e foi surpreendido com um potente cruzado de direita, indo à nocaute.
Foi a segunda vitória consecutiva de Trujillo, já que ele havia superado Roger Bowling em dezembro. Já Varner sofreu seu segundo revés seguido e o primeiro nocaute em sua longa carreira no MMA.
CARD PRINCIPAL:
Peso galo (até 61,2 kg): Renan Barão vs Urijah Faber;
Peso pena (até 66 kg): José Aldo vs Ricardo Lamas;
Peso pesado (até 120 kg): Alistair Overeem derrotou Frank Mir na decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27, 30 x 27);
Peso mosca (até 57 kg): Ali Bagautinov derrotou John Lineker na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 29 x 28 e 29 x 28);
Peso leve (até 70 kg): Abel Trujillo nocauteou Jamie Varner no R2;
CARD PRELIMINAR:
Peso leve (até 70 kg): <b>Alan Nuguette</b> derrotou John Makdessi na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 29 x 28 e 30 x 27);
Peso mosca (até 57 kg): Chris Cariaso derrotou Danny Martinez na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 29 x 28 e 29 x 28);
Peso médio (até 84 kg): Nick Catone derrotou Tom Watson na decisão dividida dos juízes (29 x 28, 28 x 29 e 30 x 27);
Peso leve (até 70 kg): Al Iaquinta derrotou Kevin Lee na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 29 x 28 e 28 x 27);
Peso médio (até 84 kg): Clint Hester derrotou Andy Enz na decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27 e 30 x 26);
Peso leve (até 70 kg): Rashid Magomedov derrotou Tony Martin na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 29 x 28 e 29 x 28);
Peso meio-médio (até 77 kg): Neil Magny derrotou Gasan Umalatov na decisão unânime dos juízes (29 x 28, 30 x 27 e 30 x 27).
Comentários