Publicidade

UFC 169: Únicos campeões brasileiros, Aldo e Barão defendem seus cinturões em noite histórica

Aldo (esq.) e Barão (dir.) são os únicos campeões brasileiros do UFC atualmente. Foto: Produção MMA Press (Divulgação/UFC)

Aldo (esq.) e Barão (dir.) são os únicos campeões brasileiros do UFC atualmente. Foto: Produção MMA Press (Divulgação/UFC)

Nos últimos anos, o UFC tem sempre promovido um evento no dia anterior ao Super Bowl (final do futebol americano). Neste sábado (01), porém, a organização se prepara para dar um importante passo na integração da sua noite de lutas com o maior evento esportivo dos Estados Unidos. Sediado a pouco mais de 15 minutos do local da partida, em Newark, o UFC 169 abraça de vez a condição de card pré-Super Bowl. Para o Brasil, a noite não é menos importante, já que os únicos campeões remanescentes do país, Renan Barão e José Aldo, põem seus cinturões em jogo nas lutas principais.

Publicidade

Companheiros de treinos na academia Kimura Nova União, José Aldo e Renan Barão detêm, respectivamente, o título dos penas e dos galos. Na luta principal do evento, Barão ostentará pela primeira vez a condição de campeão linear da categoria até 61,2 kg. Isso porque ele enfrentaria Dominck Cruz na noite, em luta válida pela unificação do título da divisão, mas uma lesão tirou o adversário do confronto e o garantiu como campeão definitivo. Para o lugar de Cruz, foi chamado Urijah Faber, justamente o oponente do brasileiro na disputa pelo cinturão interino. Já Aldo está bem mais acostumado a colocar seu título em jogo. Na luta co-principal do UFC 169, o manauara faz sua oitava defesa de cinturão, considerando as cinco no Ultimate e outras duas pelo extinto WEC. Seu adversário no combate será o norte-americano Ricardo Lamas.

Apesar das duas disputas de cinturões, engana-se quem acha que o UFC 169 desperta interesse somente nas lutas principais. No card principal da noite, os pesos pesados Frank Mir e Alistair Overeem, que juntos somam cinco derrotas em suas últimas cinco lutas, lutam por sua sobrevivência na organização, já que o presidente Dana White revelou que as chances do derrotado ser demitido são grandes. Quem também faz uma luta que pode definir o seu futuro no Ultimate é John Lineker. Após perder o peso pela quarta vez em seis lutas, o brasileiro precisa de um bom resultado e uma apresentação convincente para manter o seu emprego. O outro atleta do Brasil a pisar no octógono montado no Prudential Center é Alan Patrick. O atleta da X-Gym encara o canadense John Makdessi no combate que encerra o card preliminar do evento.

Publicidade

Confira abaixo o card completo do UFC 169, que acontece neste sábado (01), no Prudential Center, em Newark (EUA):

CARD PRINCIPAL:

Publicidade

Peso galo (até 61,2 kg): Renan Barão vs Urijah Faber;

Peso pena (até 66 kg): José Aldo vs Ricardo Lamas;

Publicidade

Peso pesado (até 120 kg): Frank Mir vs Alistair Overeem;

Peso mosca (até 57 kg): John Lineker vs Ali Bagautinov;

Peso leve (até 70 kg):  Jamie Varner vs  Abel Trujillo.

CARD PRELIMINAR:

Peso leve (até 70 kg): John Makdessi vs Alan Nuguette;

Peso mosca (até 57 kg): Chris Cariaso vs Danny Martinez;

Peso médio (até 84 kg): Nick Catone vs Tom Watson;

Peso leve (até 70 kg): Al Iaquinta vs Kevin Lee;

Peso médio (até 84 kg): Clint Hester vs Andy Enz;

Peso leve (até 70 kg): Tony Martin vs Rashid Magomedov;

Peso meio-médio (até 77 kg): Neil Magny vs Gasan Umalatov.

Publicado por
Lucas Carrano
Leia mais sobre: UFC-169