Publicidade

Primeiro campeão brasileiro nos médios, Murilo Bustamante aconselha Poatan por ‘longo reinado’ no UFC

Murilo Bustamante e Alex Poatan são dois dos maiores nomes do MMA brasileiro. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Destaque brasileiro, Alex Poatan fez história ao nocautear Israel Adesanya e vestir o cinturão dos pesos médios (até 83,9kg.) no UFC 281, evento realizado no dia 12 de novembro. O brasileiro se juntou a Murilo Bustamante e Anderson Silva, que já haviam chegado no topo da categoria na empresa de Dana White.

Publicidade

Em entrevista ao podcast ‘Trocação Franca’, Bustamante falou sobre a conquista de Poatan e aproveitou para aconselhar o compatriota por um longo reinado na organização. Especialista na luta agarrada, o carioca pede que o campeão foque em evoluir seu jogo de grappling para também sair com os ‘braços erguidos’ em suas próximas apresentações.

Veja Também

“Poatan fez uma luta incrível e não teve outra opção naquele round a não ser finalizar ou nocautear, e ele conseguiu. Adesanya lutou bem, mas Poatan mostrou serenidade e força mental para continuar lutando até o fim e conseguir uma vitória muito importante. (…) ele vai crescer mais agora e ficar muito tempo (no topo), mas tem que trabalhar muito o chão para isso. Entre todas as disciplinas que ele domina, o jiu-jitsu – ou ground and pound ou jogo de chão, como você quiser chamar – é o mais fraco”, analisou Bustamante.

Publicidade

E não para por aí. Murilo aproveitou para dizer que a experiência de ter lutado cinco rounds pelo cinturão ajuda no ‘QI de luta’ de Poatan. Ele, no entanto, alerta para o alto nível e avaliou o imprevisível jogo de Robert Whittaker, um dos possíveis rivais do paulista no futuro.

“O nível é muito alto. Acho que Robert Whittaker venceu sua última luta contra Adesanya. Robert tem muitas habilidades e não é fácil de ler. Ele teve boas quedas. Poatan precisa trabalhar o jogo dele, torná-lo mais equilibrado e treinar mais o chão. Ele é ótimo em pé, mas tem que treinar mais o chão e o wrestling. Adesanya definitivamente tem mais experiência no cage, já participou de mais lutas de cinco rounds, mas a ascensão de Poatan definitivamente foi meteórica. Essa conquista do título lhe dá uma enorme experiência”, concluiu o ex-lutador.

Publicidade

Murilo Bustamante tem propriedade para falar do assunto. O ex-lutador foi o primeiro brasileiro a conquistar o cinturão dos pesos médios (até 83,9kg.), em 2002, com vitória sobre Dave Menne. Em sua carreira, foram 15 resultados positivos e oito negativos, além de um empate na trajetória pelo MMA profissional.

Publicado por
Igor Ribeiro