No próximo sábado (1º de fevereiro), José Aldo poderá fazer sua última luta na categoria dos penas do UFC. O presidente da organização, Dana White, confirmou que cogita a possibilidade de fazer com que Aldo suba para os leves e já enfrente o atual campeão do peso, Anthony Pettis.
O brasileiro vem dominando há anos a categoria até 66 kg, e fará, no UFC 169, sua sexta defesa de cinturão contra Ricardo Lamas. Caso vença, Aldo poderá passar a lutar com 70 kg. Além disso, a escassez de desafiantes nos leves deverá fazer com que o lutador da Nova União vá diretamente para uma luta de título.
White detalhou seus planos em entrevista à emissora norte-americana Fox Sports. “Eu concordo que José Aldo já fez tudo o que podia entre os penas. E, para ele, bater o peso é difícil. Não seria uma má ideia quando Pettis voltar, colocá-lo para enfrentar Aldo. Nós íamos fazer isso no peso de Aldo, mas, se ele vencer neste fim de semana, subir de peso não seria uma ideia ruim”, avaliou.
Pettis, no momento, está fora de atividade por conta de uma cirurgia no joelho. Espera-se que ele retorne no segundo semestre de 2014, o que coincidiria com uma possível próxima luta de Aldo.
Como disse White, o UFC chegou a programar um combate entre Aldo e Pettis em 2013. A luta seria na categoria dos penas e valeria o cinturão do brasileiro, mas o norte-americano não pôde atuar devido a uma lesão. Ele foi substituído por Chag Sung Jung, o Zumbi Coreano, que perdeu para Aldo por nocaute técnico.