O título de Usman Nurmagomedov veio para acrescentar mais um ponto de relevância na equipe de Khabib. O russo bateu Patricky Pitbull na última sexta-feira (18), em luta pelo cinturão dos leves (até 70,3kg.) e confirmou momento iluminado dos comandados pela ‘Águia’.
Jogo ajustado na luta agarrada, intensidade e evolução na trocação. Ajustes que fazem a diferença para provar, mais uma vez, que podemos estar diante de uma ‘hegemonia’ da equipe de Khabib Nurmagomedov. Os russos, que tiveram Abdulmanap como ‘mentor’, já lideram a posição dos pesos leves em Bellator e UFC – com Usman e Islam Makhachev, respectivamente.
O retrospecto da equipe, inclusive, impressiona. Atletas como Khabib, Usman e Umar, que são da mesma família, mantém invencibilidade e nunca foram derrotados em suas apresentações no octógono. Outros como Islam Makhachev e Mamedov também têm grande relevância no mundo do MMA e, somados, só não tiveram resultados em três de 46 apresentações.
E não para por aí. A unida parceria ainda conta com nomes como Zubaira Tukhugov, Abubakar Nurmagomedov, Tagir Ulanbekov e Shamil Zavorov. Ao todo, a ‘Equipe Khabib’ soma 196 vitórias, 20 derrotas e quatro empates nas artes marciais.
Se Abdulmanap Nurmagomedov tinha um plano, pode-se dizer que ele já tem sido realizado com sucesso. O ‘mentor’ e inspiração para os atletas, que faleceu em julho de 2020 por decorrências da COVID-19, não acompanhou boa parte do processo, mas deixou seu legado que ainda deve se perdurar por muitos anos. Há quem diga que o processo apenas começou…
Khabib Nurmagomedov (29 vitórias e nenhuma derrota)
Islam Makhachev (23 vitórias e uma derrota)
Usman Nurmagomedov (16 vitórias e nenhuma derrota)
Islam Mamedov (22 vitórias, duas derrotas e um empate)
Zubaira Tukhugov (20 vitórias, cinco derrotas e um empate)
Umar Nurmagomedov (15 vitórias e nenhuma derrota)
Tagir Ulanbekov (14 vitórias e duas derrotas)
Shamil Zavurov (40 vitórias, sete derrotas e um empate)
Abubakar Nurmagomedov (17 vitórias, três derrotas e um empate)