Rivais emblemáticos, Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov voltaram a promover ‘guerra de palavras’ fora do octógono. O russo, que se aposentou invicto, ironizou frase do irlandês no passado ao declarar que está feliz por ver os russos seguindo seu legado e fazendo história no MMA.
“No momento, temos os atuais campeões leves do UFC e do Bellator. Isso é incrível. Eu ouço há muito tempo quando um cara estava falando sobre ‘Estamos aqui para assumir o controle‘, mas estamos aqui para assumir o controle”, disse Khabib em aparição pública.
A frase dita por Khabib não foi à toa. O russo fez alusão ao comentário de McGregor no passado, ainda em seu nocaute contra Diego Brandão na Irlanda, em que declarou que não estava ‘no jogo’ apenas para participar, mas pelo protagonismo. Pouco tempo depois, Conor foi às redes sociais para o desafiar, além de questionar sua ‘aposentadoria precoce’ do MMA e o plano de seu pai, Abdulmanap Nurmagomedov.
“Eu luto. O plano de seu pai nunca está completo porque você desistiu e fugiu, irmão. Deus abençoe. Eu ainda estou aqui se você quiser ir de novo. Mas seu medo da derrota significa que você já perdeu. Fuja disso o quanto quiser. Todos nós perdemos no final. A morte nos leva a todos. Eu não temo nada além de Deus”, rebateu McGregor.
Antes da luta, as ofensas extrapolaram os limites do octógono e chegaram a afetar o lado pessoal. Conor chegou a ofender a religião de Nurmagomedov, que é muçulmano, e, em um episódio marcante, atacou um ônibus que transportava Khabib com um carrinho de mão. Na ocasião, um atleta acabou ferido por estilhaços de vidro.
Na pesagem, realizada no dia anterior, não poderia ser diferente. Com muita tensão no ar, os lutadores quase chegaram às vias de fato, levando o público à loucura. No duelo, que aconteceu em outubro de 2018, McGregor não conseguiu impor sua estratégia e acabou sendo presa fácil do wrestling de excelência do russo.
Quatro anos depois, o cenário para ambos os atletas é bem diferente. McGregor ensaia retorno ao MMA após grave fratura em sua perna, enquanto que Khabib já está aposentado e ajusta o jogo de seus ‘pupilos’ no esporte.