A estreia do brasileiro Rousimar Toquinho no World Series of Fighting já estava marcada para o nono evento promovido pela organização, que acontece no próximo dia 29 de março, em Las Vegas (EUA). No entanto, o adversário do brasileiro não havia sido definido. Até esta segunda-feira (27), quando o presidente do WSOF Ray Sefo surpreendeu e anunciou que Toquinho vai encarar Steve Carl pelo cinturão dos meio-médios. A declaração foi dada em entrevista ao site “MMA Junkie”.
“Rousimar (Toquinho) tem sido considerado um dos melhores praticantes de jiu-jitsu no planeta. Mas Steve Carl finalizou os três adversários que enfrentou no World Series of Fighting, incluindo sua vitória sobre Josh Burkman em outubro para se tornar campeão. Eu acho que isso vai ser uma luta pelo título incrível e um evento principal memorável”, disse Sefo. Esta vai ser a primeira vez que Toquinho, de 33 anos, vai disputar um cinturão em sua carreira. Anteriormente, o brasileiro já havia conquistado o título do Gran Prix do evento Fury FC.
A estreia na nova organização já com uma chance pelo título marca uma virada para Rousimar Palhares, que viveu maus momento no fim de 2013. Em outubro, no UFC Barueri, o brasileiro venceu Mike Pierce por finalização, mas acabou demitido do Ultimate logo em seguida, acusado de segurar por tempo demais a chave de calcanhar que lhe rendeu a vitória. A principal causa do desligamento de Toquinho do quadro de atletas foi sua reincidência, já que ele já havia se envolvido em uma polêmica semelhante em 2010. Após se tornar o centro de uma enorme polêmica, com comentários e opiniões divergentes de fãs, jornalistas e até outros atletas, o mineiro de Pedra do Indaiá acertou com o World Series of Fighting.