Definitivamente, a semana não foi das melhores para Israel Adesanya. Após perder o cinturão dos médios (até 83,9kg) para Alex Poatan no UFC 281, que aconteceu no último sábado (12), o ex-campeão da divisão foi preso na tarde desta quarta (16), no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York (EUA), por ‘posse criminosa de arma’. A informação foi divulgada pelo site ‘TMZ’.
Na tarde desta quarta, Adesanya tentava embarcar de Nova York de volta para a Nova Zelândia, país onde vive. Durante a revista pré-embarque, o detector de metal flagrou um ‘soco inglês’ entre os itens pessoais do lutador. O artefato é considerado ilegal (contravenção Classe A) no estado e o ex-campeão foi detido por ‘posse criminosa de arma’. A publicação não informou se o nigeriano ficará sob custódia ou se ele responderá mais pra frente pelo delito. Se condenado, o ‘The Last Stylebender’ pode pegar até um ano de prisão.
Logo depois, em depoimento ao jornalista canadense Ariel Helwani, o agente de Adesanya Tim Simpson, disse que tudo não passou de um ‘mal-entendido’.
“Israel recebeu um presente de um fã e colocou na bagagem. Quando sinalizado no aeroporto, Israel rapidamente descartou o item e cooperou com as autoridades. Ele obedeceu, com isso, o assunto está arquivado e ele está a caminho de casa”, disse Simpson.
Campeão dos médios desde outubro de 2019, Adesanya foi destronado no UFC 281 por Alex Poatan ao ser nocauteado de forma brutal no quinto round. O nigeriano de 33 anos possui um cartel no esporte de 23 triunfos e apenas dois reveses.