Afastado do octógono desde outubro do ano passado, quando foi derrotado por Cain Velasquez no desfecho da trilogia pelo cinturão dos pesos pesados, Junior Cigano deve retornar ainda no primeiro semestre de 2014. A expectativa foi revelada pelo treinador do brasileiro Luiz Dórea, que projetou o retorno do ex-campeão dos pesados para maio ou junho.
“Ele tirou um tempo de descanso e agora está de volta aos treinos. Nós estamos pensando em lutar por volta de maio ou junho, mas ainda não tem nada certo “, disse Dórea, em entrevista ao site “MMA Fighting”. O técnico também afirmou que ele e Cigano já miram um possível adversário para o confronto. “O UFC tem grandes atletas, os melhores, mas uma luta que gostaríamos de ver é contra Overeem. Essa luta era esperada antes e não aconteceu. Mas eles têm grandes lutadores no UFC, qualquer coisa pode acontecer. Ele vai enfrentar qualquer um que eles quiserem”, concluiu.
No início de 2012, logo após a conquista do título dos pesados pelo brasileiro, Alistair Overeem seria o primeiro desafiante ao cinturão de Junior Cigano. O holandês, no entanto, foi pego no exame antidoping e acabou suspenso por nove meses. A organização do Ultimate tentou agendar o confronto novamente, para maio do ano passado no UFC 160, mas Overeem se contundiu e novamente o adversário de Junior dos Santos no octógono foi alterado. Mesmo estando na alça de mira de Cigano e Dórea, “The Reem” já tem compromisso marcado. No dia 1º de fevereiro, em Newark (EUA), ele encara Frank Mir no UFC 169.