Mundo das lutas em choque. Lenda viva das artes marciais, Anderson Silva foi superado por Jake Paul em desafio de boxe realizado neste sábado (29), em Glendale (EUA). Em novo momento na ‘nobre arte’, o brasileiro, que chegou a sofrer um knockdown no último assalto, alternou bons e maus momentos e acabou superado na decisão unânime dos juízes após batalha de oito rounds.
A derrota diante do youtuber 22 anos mais jovem marcou o primeiro tropeço de ‘Spider’ desde que deixou o UFC, no fim de 2020. Antes de encarar o influenciador digital, o brasileiro de 47 anos acumulou vitórias sobre o ex-campeão mundial de boxe Julio César Chávez Jr., Tito Ortiz e teve uma apresentação convincente no embate amistoso contra Bruno Caveira.
Nova ‘sensação da nobre arte’, Paul confirmou ser uma realidade dentro de apresentações no meio do entretenimento. Com o triunfo, Jake insere a lenda tupiniquim na prateleira de ex-campeões de MMA superados no boxe. Os primeiros foram Ben Askren (One Championship e Bellator) e Tyron Woodley (UFC).
Em entrevista ainda no ringue, o youtuber não perdeu a oportunidade de lançar seu próximo desafio. O atleta pediu um embate contra Nate Diaz e a lenda do pugilismo, Canelo Álvarez.
O confronto começou com Jake tomando a iniciativa, medindo a distância com jabs. O brasileiro economizava nos ataques e apostava no contragolpe. Com um minuto disputado, Paul conectou três jabs de direita na linha de cintura de Anderson. Silva continuava atacando pouco, dando vantagem ao adversário. No minuto final, ‘Spider’ surpreendeu com um direto limpo no rosto do youtuber, que não se abalou.
No segundo round, o youtuber lançou o primeiro ataque, com um jab. Silva passou a caminhar para frente e começou a ameaçar o influenciador digital. Com jabs e direto, o brasileiro perseguia o oponente pelo ringue. Jake respondeu com dois cruzados, que passaram no vazio. Na metade da etapa, o paulista passou a provocar Paul e tentava desestabilizar o rival. O tupiniquim baixou a guarda e seguia provocando. Perto de acabar a etapa, Anderson tentava encurralar o adversário contra as cordas, mas não havia mais tempo.
O terceiro round começou com o brasileiro tomando a iniciativa, marcando a distância com jabs. Jake atacou com um jab na linha de cintura do brasileiro, que caminhava para frente. Silva continuava bem no embate e não dava espaço ao influenciador digital. Mesmo em desvantagem, o youtuber mostrava perigo no contragolpe. Perto do minuto final, Silva recebeu um direto limpo e acusou a investida. No fim, ‘Spider’ voltou a encurralar o adversário, mas Paul continuava perigoso.
No quarto assalto, Jake desferiu o primeiro ataque, com um cruzado na linha de cintura do brasileiro. O youtuber atacava na longa distância e agredia com jabs. Anderson voltou a economizar nos ataques e encontrava dificuldades para contundir o influenciador digital. No minuto final, Jake abusava da movimentação e confundia o paulista, que soltava ataques no vazio. O assalto acabou com uma combinação de ataques de ‘Spider’.
O quinto round começou com Jake agredindo com um direto e um cruzado. O youtuber se empolgou e buscou o nocaute com ataques potentes, mas o brasileiro se protegia. Na metade do round, Silva passou a pressionar com combinações de jabs e diretos. Nos segundos finais, Anderson pontuava com jabs e acuava o oponente contra as cordas, mas não havia mais tempo.
A sexta etapa teve Jake iniciando as ações, com um jab no rosto do brasileiro. O youtuber era mais agressivo e lançava ataques potentes em direção ao paulista. Silva voltou a economizar nos ataques e ‘bailava’ pelo ringue. Perto do minuto final, o influenciador digital surpreendeu com uma combinação de jab, direto e cruzado. Nos segundos finais, um cruzado de Jake entrou limpo no rosto de Silva. O brasileiro caminhava para frente, mas recebia os golpes do rival. Perto de acabar o round, foi a vez de Anderson dar pressão. Com uma sequência de ataques, o brasileiro intimidou o oponente, que foi salvo pelo gongo.
O sétimo assalto começou com Jake agredindo com um gancho na linha de cintura do brasileiro. De guarda alta, Anderson tentava encontrar a melhor distância para golpear. Na metade do round, o youtuber voltou a assustar, com uma sequência de ataques na linha de cintura da lenda. Perto de acabar a etapa, o influenciador digital encontrou um direto limpo no rosto do brasileiro. Anderson respondeu partindo para cima e pressionado o oponente contra as cordas. A etapa acabou com jab pontuando com jabs.
O último round começou com Anderson agredindo nos assaltos iniciais. O brasileiro foi para o ‘tudo ou nada’ e agredia com ganchos e cruzados. O youtuber respondeu com um cruzado, que derrubou o tupiniquim. O árbitro abriu contagem, mas ‘Spider’ se levantou bem. O influenciador digital tentava se aproveitar do bom momento e agredia a lenda com cruzados. Anderson tentava responder, mas o jovem era mais efetivo. Perto do minuto final, o embate ficou franco, com os lutadores buscando o nocaute. Mesmo em desvantagem, o paulista lançava combinações e tentava se recuperar do prejuízo. Nos segundos finais, Silva pressionava o oponente contra as cordas, mas não havia mais tempo.
Jake Paul derrotou Anderson Silva na decisão unânime dos juízes (77-74, 78-73, 78-73)
Ashton Sylve derrotou Braulio Rodriguez por nocaute técnico a 1m01s do R1
Alejandro Santiago derrotou Antonio Nieves por nocaute técnico (desistência) a 3m do R7
Uriah Hall derrotou Le’Veon Bell na decisão unânime dos juízes (40-36, 40-36, 40-36)
Chris Avila derrotou Mikhail Varshavski na decisão unânime dos juízes (40-36, 40-26, 40-26)