Ídolo do PRIDE e do UFC e com quase 18 anos de carreora, Wanderlei Silva já começa a pensar em seu futuro fora do MMA. Escalado como técnico do TUF Brasil 3, o “Cachorro Louco” anuncia que vai lançar seu nome como candidato a deputado federal pelo PSDB do Paraná. A ideia surgiu durante questionamento da apresentadora Marília Gabriela, em entrevista que foi ao ar no mês de setembro do ano passado, e ganhou força nos últimos 15 dias, passados em Curitiba ao lado da família e amigos.
“Vi que tenho muitos projetos que podem ser feitos, muitas coisas interessantes, e se tudo der certo, entro nessa empreitada. Vou para a casa do TUF, nocauteio o Sonnen e entro em campanha”, afirma o atleta. “Se tivermos pessoas sérias juntas, é possível fazer. Conseguimos abrir uma escola no interior da Paraíba, por que Curitiba ou São Paulo não poderiam ter uma? Não tem verba? Falta alguém para colocar para frente. Cansei de pedir, vou lá (no Congresso Federal) fazer com as minhas próprias mãos, igual eu fiz a vida inteira”.
Wanderlei Silva sempre foi extremamente engajado politicamente. Durante os protestos contra a corrupção no Brasil, entre junho e setembro passados, o lutador chegou a gravar um vídeo convocando os cidadãos a irem às ruas protestar. Ele pede por uma mudança na geração de políticos do país e promete ser voz ativa no Congresso.
“Chega desses corruptos nos roubando. Essa geração está indo embora presa, aposentada ou morta. É a hora das pessoas de bem, mas não adianta ser a hora e não fazer nada. Precisamos de projetos bem feitos, investir de verdade de maneira a ajudar a população. Pode ser uma coisa boa para todo mundo. Se vocês acham o Romário polêmico, deixa eu entrar lá para verem o que vai acontecer”, projeta.
Volta ao Brasil
Independentemente da candidatura, Wanderlei Silva deixará Las Vegas, onde mora e tem uma academia, a Wand Fight Team, e se mudará para Curitiba, sua cidade natal. O camp para a luta contra Chael Sonnen, seu treinador adversário na terceira temporada do reality show “The Ultimate Fighter Brasil”, já será feito no município paranaense, na academia Evolução Thai, de André Dida, seu amigo de longa data e assistente técnico dentro da casa.
“Minha academia e meus outros negócios já estão andando sozinhos. Tenho casa e família aqui, e nesse período depois da gravação do TUF vou trazer algumas pessoas para me ajudarem no camp. Existe material humano de sobra no Brasil, é um dos únicos lugares do mundo onde você consegue reunir um grupo grande e talentoso de lutadores. Vou trazer alguns atletas do wrestling e outros sparrings, e, se conseguir, quero trazer também o mestre Rafael Cordeiro. Se tudo der certo, vai ser um dos melhores camps da minha carreira”, acredita.
Na próxima semana, Wanderlei Silva segue para São Paulo, onde grava o TUF Brasil 3. Seu adversário, Chael Sonnen, já está no país, mas ainda não houve contato nenhum entre as partes. “Não tive nenhum contato com o Sonnen, e espero que quando tiver não saia no noticiário policial (risos). Estou muito motivado, com energia boa, e tenho certeza que vou montar um time muito bom e unido. Podem esperar um grande programa, muito bem feito. Se conseguir trazer o Rafael Cordeiro e o Werdum, será um imenso prazer”, encerra.