Campeão de três das quatro primeiras edições do UFC, primeiro nome a ser indicado ao Hall da Fama da organização e um dos precursores do MMA, Royce Gracie está entre os 50 maiores atletas de todos os tempos, na listagem publicada pela revista norte-americana “Sports Illustrated”. Na listagem, Royce aparece na 44ª posição.
Em seu perfil no Twitter, o brasileiro comentou sua presença no ranking. “Estou honrado por fazer parte da lista de 50 maiores atletas de todos os tempos da Sports Illustrated’, escreveu Gracie. Na lista, Royce faz companhia a outros grandes nomes do esporte, como: Pelé, Roger Federer, Jerry Rice, Peyton Manning, Tiger Woods, Muhammad Ali e Michael Jordan – os dois últimos aparecem na segunda e primeira colocação, respectivamente.
Hoje com 47 anos, Royce Gracie encerrou sua carreira com um cartel de 14 vitórias, duas derrotas e três empates. O brasileiro permaneceu invicto nas quatro primeiras edições do Ultimate, quando o evento era disputado no modelo de torneio e não havia limite de tempo, peso ou regras. Nos primeiros anos da organização, ele venceu três edições e desistiu antes da semifinal do UFC 3 – devido à falta de condição física para continuar na disputa. Royce fez sua última luta como profissional em 2007, quando venceu a revanche contra japonês Kazushi Sakuraba, responsável por sua primeira derrota anos antes.