‘Meu cinturão é para meu treinador, Abdulmanap Nurmagomedov’. Quem acompanhou as primeiras palavras de Islam Makhachev como campeão, logo após vencer Charles do Bronx e faturar o cinturão dos leves (até 70,3kg.) no UFC 280 do último sábado (22), pode não ter entendido o recado, mas era o marco de um dos maiores exemplos de ‘pastada de bastão’ já vista no esporte.
A frase, em questão, faz alusão ao pai de Khabib, Abdulmanap Nurmagomedov, que faleceu aos 57 anos, em julho de 2020, em decorrências da COVID-19. O ‘mentor’ do russo já tinha um plano: ver seu filho fazer história no MMA e, após se aposentar, realizar o objetivo de também fazer o ‘pupilo’ Islam Makhachev vestir o título.
Veja Também
“Esse meu cinturão é para meu treinador, Abdulmanap Nurmagomedov. Muitos anos atrás, ele me disse: ‘siga treinando e você será campeão’. E eu quero dar meu cinturão (ao Khabib Nurmagomedov). Ele me ajudou nisso”, disse Makhachev ao conquistar o cinturão.
Domínio, contundência e qualidade. Três pilares ensinados por Abdulmanap para dois ‘amigos de infância’ e grandes nomes em diferentes gerações. Khabib, de 34 anos, anunciou sua aposentadoria outubro de 2020, invicto em 29 lutas, após amplo domínio aos adversários no jogo de luta agarrada. Makhachev, de 31, contou com a ajuda da ‘Águia’ e também tem o mesmo sucesso.
“(Islam Makhachev) era o aluno favorito do meu pai. O Islam era, para meu pai, como seu filho. Meu pai sempre dizia que o Islam seria campeão. É por isso que tenho que estar aqui, e é por isso que tenho que terminar o que meu pai começou”, descreveu Khabib.
E já estava escrito por Abdulmanap Nurmagomedov. Foi passado para o filho. Era como uma sequência, que só estaria completa se Khabib estivesse junto à Islam Makhachev. E assim aconteceu, em coletiva, pesagem, encarada, luta e celebração.
Agora, o ‘Plano do Pai’ está realizado. O orgulho de Abdulmanap Nurmagomedov está feito. Islam Makhachev, ao lado de Khabib, é o novo campeão peso leve (até 70,3kg.) do UFC.
Você precisa fazer login para comentar.