Considerado por muitos como um dos maiores lutadores da história do MMA, Khabib Nurmagomedov tem tudo para seguir na elite do esporte, porém, dessa vez como treinador. Segundo Javier Mendez, líder da AKA (American Kickboxing Academy), o ex-campeão dos leves (até 70,3kg) possui uma grande vocação para a função e o comparou ao seu pai e mentor Abdulmanap, falecido em julho de 2020. A declaração foi dada ao podcast ‘UFC Infiltered’.
“Ele treina desde sempre. Até mesmo quando ele ainda lutava, ele estava treinando. Ele fazia sparring de cinco rounds e, do nada, ele estava sentado conosco treinando os caras. Ele faz isso desde sempre. O pai dele o treinou desde muito jovem a assumir a responsabilidade como lutador, como treinador, e ele está seguindo os passos do pai. Ele aprendeu comigo, com o pai dele, principalmente. Para mim, ele está no caminho. Na minha opinião, por causa da idade, das coisas que vem fazendo, os camps que assisto, os lutadores que ele tem, ele está no caminho para se tornar o melhor treinador de todos os tempos. Vejo isso como uma escrita na parede”, disse Mendez.
Agora fora do octógono, Khabib estará no corner de Islam Makhachev no UFC 280 que será realizado no próximo sábado (22). O lutador russo irá desafiar o campeão dos leves Charles do Bronx, pelo cinturão linear da categoria. O show acontecerá em Abu Dhabi (EAU).